• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

autoritarismo

A execução de Marielle Franco e a guerra civil Brasileira

15 março, 2018 por Celso Bessa

Tenho a impressão que a execução da vereadora carioca Marielle Franco é nosso Francisco Fernando (Franz Ferdinand) e que historiadores do futuro verão 14/03/2018 como o dia que nossa guerra civil não-declarada deu passos gigantescos para a oficialização.

E não se engane, as reações à morte de Marielle — pacíficas ou não — serão usadas como desculpa para ações cada vez mais drásticas pelos donos do poder, para cada vez mais autoritarismo e excessões. Também será usada por muitos que querem se tornar donos do poder para manobrar e justificar ações cada vez mais radicais, numa espiral onde o único prognóstico seguro é o derramamento cada vez maior de sangue inocente.

Resistir é preciso.

Artigo do Jornal EL País

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: autoritarismo, crime, Direitos Humanos, ditadura, Marielle Franco, política, sociedade

Link: acordo entre MPF e Santander sobre a mostra Queermuseu (Nexo Jornal)

12 janeiro, 2018 por Celso Bessa

Sinceramente não tenho muito claro se acho este acordo entre MPF e Santander sobre a mostra Queermuseu. Seguem alguns trechinhos e sugiro leitura da íntegra no Nexo Jornal.

Em termo de compromisso, braço cultural do banco fica obrigado a realizar duas novas mostras com foco em diversidade

[…]

O acordo foi uma saída encontrada pelo MPF depois que uma tentativa de fazer com que o banco retomasse a exposição, em setembro de 2017, não deu certo. O Santander Cultural disse na época que não tinha obrigação de realizar ou ceder espaço para a Queermuseu outra vez.

[…]

O curador emitiu uma nota em que chama de “incompreensível e injustificável” a solução alcançada pelo MPF e pelo braço cultural do banco. “Além de isentar o banco Santander, de toda a culpa pelo crime que cometeu à arte e a cultura brasileira quando fechou a exposição, este estabelece como suposta reparação apenas o cumprimento da rotina que o Santander Cultural já executa, ou seja, aquela de realizar exposições”, escreveu Fidélis.

[…]

O acordo também recebeu críticas do MBL (Movimento Brasil Livre), responsável pela mobilização nas redes sociais que resultou no cancelamento da mostra.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/12/Como-é-o-acordo-entre-MPF-e-Santander-sobre-a-mostra-Queermuseu

Arquivado em: blog Marcados com as tags: autoritarismo, censura, exposições, Nexo Jornal, obscurantismo, Queermuseu, Santander, Santander Cultural

Vídeo: Pênis é arte? (Juventude em Debate)

3 janeiro, 2018 por Celso Bessa

A Ameaça dos Museus – Pênis é arte? Vídeo genial do canal Amada Foca para estes tempos de idiotice generalizada.

“Estas artes abstrata eu não entendo!”

 

Arquivado em: arte Marcados com as tags: Amada Foca, autoritarismo, censura, obcurantismo, Queermuseu, sociedade, vídeos

Vídeo: A liberdade de expressão deveria ser protegida a qualquer custo?

17 dezembro, 2017 por Celso Bessa

Pergunta e debate interessantíssimo no programa UpFront na Al Jazeera., questionando se a liberdade de expressão deveria ser protegida a qualquer custo.

Gostei do formato do programa , o âncora é muito bom e os 4 convidados são de alto nível: Glenn Greenwald (jornalista e um dos fundadores do The Intercept), Stanley Fish (autor do livro “There’s No Such Thing As Free Speech“), Nesrine Malik (colunista do The Guardian) e Flemming Rose (ex-editor do Jyllands Posten, daquela polêmica com charges sobre Maomé, em 2005).

Por muito tempo minha crença foi de que a liberdade de expressão deveria ser irrestrita, mas a minha crença é cada vez mais claudicante.


fonte: https://www.aljazeera.com/programmes/upfront/2017/12/free-speech-protected-matter-171215083726784.html

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: Al Jazeera, autoritarismo, debates, Flemming Rose, free speech, Glenn Greenwald, islã, jornaismo, liberdade de expressão, maomé, Nesrine Malik, sociedade, Stanley Fish, televisão, The Guardina, upFront

Link: “Falta de segurança” é um argumento válido para proibir uso de rodovias?

16 dezembro, 2017 por Celso Bessa

O argumento genérico de segurança chega a ser um tanto contraditório: se todas as semanas há acidentes graves com caminhões e carros no Sistema Anchieta Imigrante (SAI) seria o caso de se impedir que motoristas dirijam até o litoral? É óbvio que não! Cabe à concessionária analisar os riscos e buscar as soluções de engenharia aptas a minorar a insegurança na área concessionada.

Fonte: http://vadebike.org/2017/12/proibicao-ecovias-falta-de-seguranca-rodovias-anchieta-imigrantes/

 

“Falta de segurança” é um argumento válido para proibir uso de rodovias?

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Anchieta, autoritarismo, bicicleta, ciclismo, ecovias, Imigrantes, repressão, Santos, são paulo, segurança, serra do mar, trânsito, vá de bike

nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes – Ministério Público

6 novembro, 2017 por Celso Bessa

“nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes“. uma atitude louvável do Ministério Público Federal, mais especificamente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), para informar melhor o poder público e a sociedade civil em meio à histeria moralista  — cada vez mais óbvia cortina de fumaça e manipulação — do Movimento Boçais Livres.

Que sirva para que se discuta o assunto e expressemos opinião para além do achismo.

PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes

Documento traz análise jurídico-constitucional do tema, tendo em vista os recentes episódios de cerceamento a obras e performances artísticas classificadas como “imorais” ou de natureza “pedófila” […]

Legislação brasileira – O documento esclarece que o direito brasileiro não criminaliza a pedofilia (entendida como um transtorno mental), mas sim a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os crimes estão previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e envolvem a prática de atos lascivos com ou na presença de crianças, ou ainda a produção, comercialização, distribuição e posse de fotografias e imagens de crianças e adolescentes reais em uma cena de sexo explícito ou pornográfica.

A nota técnica salienta, porém, que nem toda nudez, adulta ou infantil, envolve a prática de ato lascivo ou tem por fim a confecção de cena ou imagem sexual. “Não apenas em culturas indígenas, como também em muitas práticas comuns no Brasil e em outros países, a nudez está desprovida de qualquer conteúdo lascivo. É o que ocorre, por exemplo, com o naturismo“, registra o documento.

Os procuradores ainda ressaltam que, no âmbito da artes, a nudez e sua representação fazem parte do registro de todas as civilizações, e que apresentações envolvendo a nudez do artista ocorrem com frequência em museus de arte contemporânea e moderna do mundo.

A nota da PFDC registra também que, diversamente do que se tem dito a respeito do assunto, segundo o critério adotado pelo próprio órgão do Ministério da Justiça encarregado de fazer a classificação indicativa para a TV, a nudez não-erótica (isto é, exposta sem apelo sexual, tal como em contexto científico, artístico ou cultural) não torna o conteúdo impróprio para crianças, mesmo as menores de 10 anos.

Leia o anúncio aqui, e baixe a nota completa aqui, ou aqui.

Site do Ministério Público Federal com manchete PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes

Arquivado em: blog, sociedade Marcados com as tags: arte, autoritarismo, censura, legislação, liberdade artística, MBL, Ministério Público Federal, Movimento Boçais Livres, obscurantismo, pedofilia, PFDC, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, sociedade

  • Go to page 1
  • Go to page 2
  • Go to page 3
  • Go to Next Page »

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)