• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

censura

Link: acordo entre MPF e Santander sobre a mostra Queermuseu (Nexo Jornal)

12 janeiro, 2018 por Celso Bessa

Sinceramente não tenho muito claro se acho este acordo entre MPF e Santander sobre a mostra Queermuseu. Seguem alguns trechinhos e sugiro leitura da íntegra no Nexo Jornal.

Em termo de compromisso, braço cultural do banco fica obrigado a realizar duas novas mostras com foco em diversidade

[…]

O acordo foi uma saída encontrada pelo MPF depois que uma tentativa de fazer com que o banco retomasse a exposição, em setembro de 2017, não deu certo. O Santander Cultural disse na época que não tinha obrigação de realizar ou ceder espaço para a Queermuseu outra vez.

[…]

O curador emitiu uma nota em que chama de “incompreensível e injustificável” a solução alcançada pelo MPF e pelo braço cultural do banco. “Além de isentar o banco Santander, de toda a culpa pelo crime que cometeu à arte e a cultura brasileira quando fechou a exposição, este estabelece como suposta reparação apenas o cumprimento da rotina que o Santander Cultural já executa, ou seja, aquela de realizar exposições”, escreveu Fidélis.

[…]

O acordo também recebeu críticas do MBL (Movimento Brasil Livre), responsável pela mobilização nas redes sociais que resultou no cancelamento da mostra.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/12/Como-é-o-acordo-entre-MPF-e-Santander-sobre-a-mostra-Queermuseu

Arquivado em: blog Marcados com as tags: autoritarismo, censura, exposições, Nexo Jornal, obscurantismo, Queermuseu, Santander, Santander Cultural

Vídeo: Pênis é arte? (Juventude em Debate)

3 janeiro, 2018 por Celso Bessa

A Ameaça dos Museus – Pênis é arte? Vídeo genial do canal Amada Foca para estes tempos de idiotice generalizada.

“Estas artes abstrata eu não entendo!”

 

Arquivado em: arte Marcados com as tags: Amada Foca, autoritarismo, censura, obcurantismo, Queermuseu, sociedade, vídeos

nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes – Ministério Público

6 novembro, 2017 por Celso Bessa

“nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes“. uma atitude louvável do Ministério Público Federal, mais especificamente da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), para informar melhor o poder público e a sociedade civil em meio à histeria moralista  — cada vez mais óbvia cortina de fumaça e manipulação — do Movimento Boçais Livres.

Que sirva para que se discuta o assunto e expressemos opinião para além do achismo.

PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes

Documento traz análise jurídico-constitucional do tema, tendo em vista os recentes episódios de cerceamento a obras e performances artísticas classificadas como “imorais” ou de natureza “pedófila” […]

Legislação brasileira – O documento esclarece que o direito brasileiro não criminaliza a pedofilia (entendida como um transtorno mental), mas sim a violência sexual contra crianças e adolescentes. Os crimes estão previstos no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e envolvem a prática de atos lascivos com ou na presença de crianças, ou ainda a produção, comercialização, distribuição e posse de fotografias e imagens de crianças e adolescentes reais em uma cena de sexo explícito ou pornográfica.

A nota técnica salienta, porém, que nem toda nudez, adulta ou infantil, envolve a prática de ato lascivo ou tem por fim a confecção de cena ou imagem sexual. “Não apenas em culturas indígenas, como também em muitas práticas comuns no Brasil e em outros países, a nudez está desprovida de qualquer conteúdo lascivo. É o que ocorre, por exemplo, com o naturismo“, registra o documento.

Os procuradores ainda ressaltam que, no âmbito da artes, a nudez e sua representação fazem parte do registro de todas as civilizações, e que apresentações envolvendo a nudez do artista ocorrem com frequência em museus de arte contemporânea e moderna do mundo.

A nota da PFDC registra também que, diversamente do que se tem dito a respeito do assunto, segundo o critério adotado pelo próprio órgão do Ministério da Justiça encarregado de fazer a classificação indicativa para a TV, a nudez não-erótica (isto é, exposta sem apelo sexual, tal como em contexto científico, artístico ou cultural) não torna o conteúdo impróprio para crianças, mesmo as menores de 10 anos.

Leia o anúncio aqui, e baixe a nota completa aqui, ou aqui.

Site do Ministério Público Federal com manchete PFDC envia a ministros da Cultura e da Justiça nota técnica sobre liberdade artística e proteção de crianças e adolescentes

Arquivado em: blog, sociedade Marcados com as tags: arte, autoritarismo, censura, legislação, liberdade artística, MBL, Ministério Público Federal, Movimento Boçais Livres, obscurantismo, pedofilia, PFDC, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, sociedade

Resista: Maior legado de Temer, certeza da impunidade faz suas vítimas pelo país…

28 outubro, 2017 por Celso Bessa

Como já disse em outras oportunidades, o cancelamento da exposição Queermuseu no Santander Cultural, foi nossa noite Noites dos Cristais. A coisa piorar e é cada vez mais importante resistir.

– Uma professora foi hostilizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro após uma conferência sobre o centenário da Revolução Russa. Um jovem levantou-se e começou, aos gritos, a ofendê-la, dizendo que nunca houve ditadura no Brasil. Os pedidos dos demais presentes para que ele e seus colegas se acalmassem e dialogassem educadamente não surtiram efeito e a segurança foi chamada. O grupo dizia que estava filmando tudo e enviaria para o Exército.

– Garimpeiros incendiaram os escritórios do Ibama e do ICMBio em Humaitá, no Sul do Amazonas, em retaliação contra uma operação contra a extração ilegal de ouro no rio Madeira. Cerca de 500 pessoas participaram do ataque. Veículos recentemente adquiridos pelas instituições foram destruídos. Processos, arquivos e documentos viraram cinzas e os servidores tiveram que se refugiar em bases do Exército e da Marinha para não morrerem.

– Um terreiro em São João do Meriti, na Baixada Fluminense, teve que antecipar o horário de parte de suas celebrações, além de proibir frequentadores de usarem roupas típicas fora do local a fim de evitar violência. Religiões de matriz africana têm sido alvo de ataques frequentes por intolerantes religiosos cristãos. Em alguns casos, traficantes de drogas impõem uma espécie de decreto religioso na comunidade, proibindo a umbanda e o candomblé.

– Grupos ultraconservadores estão pressionando o Sesc Pompeia, em São Paulo, a cancelar seminário no qual está prevista a participação da filósofa norte-americana Judith Butler – referência mundial nas discussões sobre identidade e gênero. “Não podemos permitir que a promotora dessa ideologia nefasta promova em nosso país suas ideias absurdas”, diz o texto de uma das petições. Promessas de ataques ao evento circulam livremente na rede.

– A exibição de um documentário sobre o ativista ultraconservador Olavo de Carvalho terminou em pancadaria e estudantes feridos na Universidade Federal de Pernambuco, em Recife. Grupos de esquerda e de direita acusaram-se mutuamente sobre quem teria começado a troca de insultos e agressões. Entre os contrários a Olavo de Carvalho, havia quem afirmasse que o filme não deveria ser recebido na universidade.

Foi uma semana difícil no Brasil. E não apenas pelo fato da Câmara dos Deputados ter livrado Michel Temer de ser julgado por obstrução de Justiça e organização criminosa após ser bem recompensada por isso.

Que falta faz um espelho em casa. Com ele, seria possível fazer com que os agem no sentido de dobrar os direitos dos outros à sua imagem e semelhança percebessem que os “monstros” que eles procuram são, na verdade, eles mesmos.

(Íntegra do texto está no post do blog.)

Leonardo Sakamoto no Facebook, post em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2017/10/28/maior-legado-de-temer-certeza-da-impunidade-faz-suas-vitimas-pelo-pais/

Mais sobre a noite dos cristais (Kristallnacht) na Wikipédia e no Museu do Holocausto.

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: autoritarismo, censura, conservadorismo, ditadura, extremismo, intolerância, Leonardo Sakamoto, política, resista, resistência, violência

Mais um pouco e viramos uma Springfield Medieval

10 outubro, 2017 por Celso Bessa

Homer, Bart e outros moradores do vilarejo medieval jogam pedra em homem acorrentado com a placa "Pego Lendo"
Falta pouco para o Brasil virar uma Springfield Medieval.(Cena do primeiro episódio de Os Simpsons)

Arquivado em: blog Marcados com as tags: censura, Cultura, desenho animado, Os Simpsons, política, sociedade

Vídeo: 342Artes – Artes contra a censura e a difamação

9 outubro, 2017 por Celso Bessa

Dando o papo reto: a quem interessa esta onda de histeria contra artes e exposições? Desviar a atenção das reais mazelas brasileiras com isto serve para quem? A quem o Movimento Boçais Livres está ajudando fomentando a intolerância e a burrice? O vídeo do 342Artes levanta estas e outras questões, contra a censura e difamação.

O Brasil quer se ver livre da Intolerância

O Brasil quer se ver livre da Intolerância.As vozes que se levantam contra a censura e a difamação, são as que acreditam no respeito, na diversidade e no amor.Não aceitaremos que um falso moralismo, oportunista e eleitoreiro, contamine a sociedade para fortalecer os interesses políticos dos fundamentalistas.A defesa da arte é a defesa de uma sociedade consciente e que luta por justiça.Não nos intimidaremos com os ataques orquestrados dos extremistas e dos robôs de internet.Somos muitos e juntos somos mais fortes.Está no ar o novo vídeo da campanha #342Artes, compartilhe e fortaleça essa mensagem.#CensuraNuncaMais #FundamentalismoNão

Posted by 342 Artes on Monday, October 9, 2017

O Brasil quer se ver livre da Intolerância.
As vozes que se levantam contra a censura e a difamação, são as que acreditam no respeito, na diversidade e no amor.
Não aceitaremos que um falso moralismo, oportunista e eleitoreiro, contamine a sociedade para fortalecer os interesses políticos dos fundamentalistas.
A defesa da arte é a defesa de uma sociedade consciente e que luta por justiça.
Não nos intimidaremos com os ataques orquestrados dos extremistas e dos robôs de internet.
Somos muitos e juntos somos mais fortes.
Está no ar o novo vídeo da campanha #342Artes, compartilhe e fortaleça essa mensagem.

Frame do vídeo 342Artes - Contra a censura e a difamação

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: 342Artes, Artes, artes plásticas, censura, congresso, exposições, Movimento Boçais Livres, política, sociedade

  • Go to page 1
  • Go to page 2
  • Go to page 3
  • Go to Next Page »

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)