• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

Android

Jogo escondido no Chrome em celulares (Easter Egg)

4 novembro, 2015 por Celso Bessa

Você sabia que há um joguinho simples escondido no navegador Chrome em celulares? O jogo está disponível na tela de “Você está off-line”, quando você abre um aba no browser sem ter conexão.

Basta clicar no dinossauro que aparece nesta página para iniciar. Para fazer o dinossauro saltar, basta clicar em qualquer lugar da página.

Veja nas imagens de tela e vídeo abaixo.

Vídeo:

Imagens da Tela do Chrome no Android Marshmallow

Easter Egg: jogo surpresa do Chrome, passo 1: deixe offline e tente acessar um site
Easter Egg: jogo surpresa do Chrome, passo 1: deixe offline e tente acessar um site
Tela de celular mostrando desenho de dinossauro e mensagem de offline
Easter Egg: jogo no Chrome, passo 2: clique no desenho do dinossauro
Easter Egg: jogo no Chrome, passo 3: clique em qualquer parte da tela para fazer o dinossauro saltar
Easter Egg: jogo no Chrome, passo 3: clique em qualquer parte da tela para fazer o dinossauro saltar

Arquivado em: tecnologia Marcados com as tags: Android, celulares, Dinosaur, dinossauro, easter egg, games, Google, Google Chrome, jogos, mobile

Vox para Mac: fugindo do jardim cercado da Apple

16 setembro, 2015 por Celso Bessa

Se tem uma coisa que me incomoda são os “jardins cercados” (Walled Gardens). Embora como empreendedor de internet eu veja um certo valor em plataformas ou ecossistemas fechados, como usuário , embora não possa negar a conveniência em usar plataformas como Apple/iCloud, Facebook, Google/Android, etc, eu desgosto.

Em relação à Apple, decidi por criar uns novos buracos no iMuro e dei tchau ao iTunes, iCloud, instalando o tocador de música Vox, que faz sync de iPod com a biblioteca iTunes, e ainda dá suporte a mais formatos de áudio, como .ogg, ao Soundcloud (você pode ouvir músicas e listas de lá) e ao last.fm. E como cerejas do bolo, tem visual bacana e discreto e é BEM mais leve que o iTunes.

Vale o download: http://coppertino.com/vox/mac

PS: que tal saber mais sobre as tendêncisa da web participando da conferência Web.br, dias 22 e 23 de Setembro em São Paulo?

Arquivado em: tecnologia Marcados com as tags: Android, Apple, economia, facebook, Google, iCloud, iPods, iTunes, liberdade, sociedade, tecnologia, Walled Gardens, Web.br

Login Store / Guarda Login: aplicativos para guardar usuários e senhas no Podio Marketplace

3 junho, 2013 por Celso Bessa

Hoje tive o meu primeiro aplicativo aceito no Podio Marketplace: Guarda Login (Login Store), que serve para guardar suas informações de login (usuário, senha, notas, etc) em sites, serviços e aplicativos online.

Criei pensando em estúdios, agências e departamentos onde várias pessoas precisam acessar vários serviços e sites através de senha cotidianamente: estúdios de design/webdesign; agências de publicidade, relações públicas e mídia social; departamentos de marketing ou tecnologia; desenvolvedores de sites e aplicações, etc.

E como o podio funciona no navegador e também como aplicativo de smartphones e tablets, tanto iOS (iPhone/iPad) como Android, você pode acessar quando precisar.

Para usá-lo, você precisa ter uma conta no Podio (clique aqui), criar uma área de trabalho (workspace) apenas com os colaboradores/usuários que devem ter acesso às senhas e adicionar o aplicativo Login Store (em inglês) ou Guarda Login (em português) através do Marketplace.

Guarda Login /Store Login no Podio

Um aplicativo para guardar as informações de login e compartilhar com sua equipe de confiança

Tela do aplicativo Guarda Login no Podio Marketplace
Tela do aplicativo Guarda Login no Podio Marketplace
Tela de exemplo do aplicativo Guarda Login no Podio
Tela de exemplo do aplicativo Guarda Login no Podio

Um aplicativo para guardar as informações de login para compartilhar com sua equipe de confiança. Quando você usa diversos serviços para vários clientes e projetos, é fácil esquecer as informações de login ou cair na tentação de usar o mesmo login e senha em todos os lugares – o que é bem inseguro. Este aplicativo permite você guardar estas informações e compartilhar só com sua equipe. Deve ser usado em espaços de trabalho privados e compartilhado apenas com usuários de confiança.

Arquivado em: produtividade, tecnologia Marcados com as tags: Android, aplicativos, apps, Internet, intranet, iOS, iPhone, Podio, segurança, web

Aplicativos Android, privacidade e confidencialidade: Evernote e táxis

16 maio, 2013 por Celso Bessa

Aplicativos Android, privacidade e confidencialidade: Evernote e táxis Tela 2
Aplicativos Android, privacidade e confidencialidade: permissões Evernote, tela 1

Finalmente comprei um smartphone com Android, e ando me assustando com alguns aplicativos pedindo acesso a algumas coisas que, ao meu ver, não fazem muito sentido pedirem. E levantam preocupações sobre segurança de informação e privacidade. Um em especial me chamou atenção: o Evernote, um serviço com várias ferramentas para produtividade no dia a dia, multiplataforma (iOS, PC, MacOs, Android, etc), que serve para fazer anotações, tarefas, lembretes, etc,inclusive na forma de áudio.

Para dar um pouco de contexto, a maioria dos apps que vi que pedem permissões estranhas são jogos ou aplicativos como o de chamada de táxis que desejam ver o registro de ligações, afinadores de violão que desejam ver seus contatos sociais, etc. Imagino que alguns usos sejam para poder divulgar o aplicativo, quando é de graça – como no caso do afinador. Mas não entendo por quê, por exemplo, um dos aplicativos de Táxis pede para ver todo meu registro de chamadas e contato, quando outros aplicativos dos mesmo tipo funcionam muito bem sem fazê-lo.

Já no Evernote, a maior parte das permissões que ele pedem são justificadas para seu uso: armazenamento, atalhos, câmera e áudio (você pode subir lembretes de áudio ou fotos junto com textos), uso da rede e por aí vai. Mas algumas me deixam muito preocupados, com podem ver na imagem que abre o post e na imagem abaixo:

Aplicativos Android, privacidade e confidencialidade: Evernote e táxis Tela 1
Aplicativos Android, privacidade e confidencialidade: permissões Evernote 2

Destaco, em português:

  • ler registro de chamadas e contatos
  • ler eventos de calendário INCLUINDO confidenciais
  • acessar arquivos protegidos.

Ler eventos no calendário é essencial para o aplicativo, afinal, serve para guardar informações, mas até os confidenciais? E acessar arquivos protegidos?

Imagino que tenha gente que use – e bastante – o Evernote para guardar e gerenciar informação sensível, mas e quem não deseja fazê-lo, fica sem opção? Não seria possível fazer estas permissões opcionais? Na forma que está hoje, ou aceito tudo, ou não instalo. Talvez até tenha opção para gerenciar isto após instalação, mas resolvi não fazê-lo.

E, como sou novo com Android, não sei nem questionar a respeito, o time do Android no Google, ou o pessoal de desenvolvimento do Evernote. Mas de qualquer forma, ficam as sugestões:

  • Ao usuários: cuidado com o que autorizam o aplicativo a fazer
  • Aos desenvolvedores 1: façam seus aplicativos funcionarem com permissões menos invasivas
  • Aos desenvolvedores 2: tenham um compromisso mais forte e claro com o respeito à privacidade e segurança. E sejam mais claros quanto a que aplicativo faz e acessa.

Arquivado em: tecnologia Marcados com as tags: Android, Google Nexus 4, Google Play, informações, negócios, privacidade, segurança, smartphone, tecnologia

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)