• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Fotografia
  • Blog
    • Feed/RSS
  • Boletim/Newsletter
    • Humanist Techology Newsletter
    • Boletín Tecnología Humanista
    • Boletim Tecnologia Humanista

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

Você está em: Home / blog / sociedade / Vídeos da Conferência Web.br 2015: Re-descentralização da Web

Vídeos da Conferência Web.br 2015: Re-descentralização da Web

16 outubro, 2015 por Celso Bessa

Auditório da Conferência Web.br 2015: Re-descentralização da Web

Acabou de chegar no email: já estão disponíveis vários vídeos da Conferência Web.br 2015 de Setembro, que teve o tema Re-descentralização da Web, organizada pelo W3C Brasil e CEWEB.br. Não são todas as que estão no canal ainda, mas recomendo que assistam, seja você um profissional técnico da web ou um cidadão preocupado com o futuro da web e o impacto na sociedade (em especial privacidade e liberdade) no presente e no futuro próximo.

Reinaldo Ferraz e Leda Spelta, duas das figuras mais importantes para a #acessibilidade na web brasileira.
Preparativos do #keynote de Lêda Spelta na conferência #webbr2015 “Universalidade: O acesso à Internet deve ser universal para que ela seja um meio para o desenvolvimento social e humano” (Lêda Spelta)

Foram dois dias de palestras e debates ligados o tema central (dados abertos, transparência, acessibilidade, padrões e práticas de tecnologia, etc). E muitas delas lidam mais com política, economia e as relações sociais do que com tecnologia.

Aliás, das palestras que mais gostei de assistir durante o evento, 3 delas tocavam esta faceta sociopolítica. Afinal, a tecnologia é apenas uma ferramenta e são os usos e propósito no uso da ferramenta que importam.

“Tecnologia à parte, também precisamos nos preocupar com regulações e regras. O problema aqui é que são grupos poderosos que vão decidir quem tem acesso à privacidade e segurança e quem não. E o próximo bilhão de usuários da web não terão uma carta de direitos, uma magna carta, eles não vão ter as leis e regulamentos para protegê-los. Então como podemos ajudá-los, como podemos garantir que a web continue aberta e amigável à privacidade para todos”.
(Andrei Sambra)

Recomendo em especial a conversa de abertura sobre descentralização e as relações de poder com Andrei Sambra (primeira abaixo) e a Dados na Web com Phil Archer (um excelente debatedor) e Deirdre Lee (a segunda abaixo e número 13 da lista no YouTube) que, apesar de abordar mais assuntos técnicos, analisam alguns bons usos sociais e comerciais de dados abertos na web que podem inspirar novas ferramentas e serviços, aumentar a transparência governamental e dificultar corrupção.

PS: As fotos que fiz do evento são disponíveis em Creative Commons, mas para usá-las, é preciso autorização de uso de imagem das pessoas nas imagens

Auditório da Conferência Web.br 2015: Re-descentralização da Web
Auditório da Conferência Web.br 2015: Re-descentralização da Web
Sunil Abraham gesticulando ao se dirigir à plateia
Sunil Abraham em palestra sobre acessibilidade e os desafios sóciopolíticos e econômicos na Índia.

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: acessibilidade, Andrei Sambra, Apple, Conferência, Conferência Web.br 2015, corrupção, dados, dados abertos, direitos civis, facebook, geopolítica, Internet, Phil Archer, política, privacidade, segurança, sociedade, tecnologia, transparência, W3C, W3C Brasil, web

Sobre Celso Bessa

Prefiro construir pontes à muros. Cidadão, desenvolvedor,Media Democracy Fund fellowship alumni e fundador da WoWPerations.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)