• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog
  • Boletim/Newsletter
    • Humanist Techology Newsletter
    • Boletín Tecnología Humanista
    • Boletim Tecnologia Humanista
  • Feed/RSS

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

português

Redescobrindo o Português: emudecer, silenciar (mutar)

10 julho, 2021 por Celso Bessa

Muitas pessoas utilizam mutar ou mutear, quando querem silenciar, a si mesmo ou outrem nas chamadas de zoom ou conversas em redes sociais. Além de silenciar, também é possível utilizar calar. Se para você parece agressivo, pode também utilizar emudecer, afinal, to mute, em inglês, literalmente significa emudecer.

  • mutar, mutear = silenciar, calar, emudecer
    • Exemplos: “como faço para silenciar as conversas sobre Big Brother no Twitter?” ou “Celso, silencia seu microfone, por favor.”

Quer saber mais termos em português para termos em inglês normalmente utilizados em software, negócios, marketing, finanças e outros setores que usam, talvez um pouco de mais, de neologismos e anglicismos? Então clique aqui.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: idiomas, inglês, português, redescobrindo o português

Redescobrindo o Português: pinado, pinar.

25 junho, 2021 por Celso Bessa

Pinar e pinado/a vem do verbo em inglês to pin, e significa colocar um alfinete (ou algo similar) para fixar ou prender algo, por exemplo, em um quadro de cortiça. Poderíamos então utilizar, alfinetado. Mas caso pareça estranho utilizar alfinetado neste sentido, então fixar e prender servem bem.

  • pinar = fixar, prender
  • pinador = fixo, preso

Quer saber mais termos em português para termos em inglês normalmente utilizados em software, negócios, marketing, finanças e outros setores que usam, talvez um pouco de mais, de neologismos e anglicismos? Então clique aqui.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: idiomas, inglês, português, redescobrindo o português

Brasil VS Colômbia – Valorização do idioma oficial

23 agosto, 2019 por Celso Bessa

Uma das coisas que mais gosto na Colômbia é como valorizam o próprio idioma oficial no dia à dia e usam bem menos termos em inglês. 3 dos exemplos que mais gosto: enquanto no Brasil falamos tweet, aqui se usa trino (pio, piado). Se no Brasil (ao menos na minha bolha em MG e SP) usamos feedback, aqui usam retroalimentación.

Esta diferença é ainda mais evidente no meio de tecnologia, especialmente web. No Brasil, por exemplo, usamos o termo plugin (de WordPress), aqui se usa complemento. E isto quando no Brasil não se usa umas aberrações como codar/codando(*) ou, um que vi 2 dias atrás, trackear no lugar de rastrear, ao falar do Google Analytics.

Existem casos, porém, que o pouco uso, e muitas vezes o pouco domínio, do inglês no meio de tecnologia colombiano é um problema: como a maior parte da documentação de qualidade está em inglês, muitos profissionais de tecnologia por aqui não dominam completamente certas tecnologias, práticas ou padrões. Muitas vezes me parece que estes profissionais pularam algumas etapas na formação por não dominar inglês.

De qualquer forma, o post é sobre a valorização do idioma, como eu gosto muito disto e gostaria que o brasileiro valorizasse um pouco mais o português usado no Brasil, com muita influência de línguas indígenas e africanas.

Tenho minhas próprias teses sobre as razões destas dinâmicas, mas antes de apresentá-las, gostaria de ouvir a opinião de outras pessoas. Então, se você tem algo a dizer, comente abaixo.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Brasil, Colômbia, espanhol, idiomas, línguas, português, sociedade

Cine Rooftop, isto rooftop, aquilo rooftop? Que jeca.

15 dezembro, 2016 por Celso Bessa

Juro que é a última ranzince deste tipo este ano e prometo diminuir no ano que vem. Mas rooftop é jeca demais.

Ou como diziam os romanos antigos: De anus rooftopis penis est.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: inglês, português, sociedade

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)