De todos os exemplos da buzzfeedização do jornalismo (buzzfeedification), o da Revista Galileu é um dos que mais me incomoda. Vejamos um exemplo que capturei agora.
Li e reli a notícia e me sinto incapaz de inferir qualquer relevância para os assuntos, e a qualidade, que se esperaria da revista. Ou ao menos o que eu esperaria de uma revista de qualidade sobre ciência, tecnologia, sociologia, etc, como a revista ainda é em muitos casos.
Se houve algum tipo de análise ou contextualização relevante além da notícia pela diversão, pura e simples, tudo bem. Mas não é o caso.
E creio que também não é uma boa estratégia para formar leitores fiéis ou “fortalecer branding”. Apenas dão uma notícia tão comum e que deve estar em outras dezenas (centenas, milhares?) de site procurando ganhar tráfego, quando poderiam (ou deveriam) lançar um olhar próprio e exclusivo, o mínimo que eu esperaria de uma revista que fomentaria a capacidade analítica e o que poderia separá-los do rebanho.
Me entristeço. Mas talvez seja apenas minha rabugisse natural piorada com o passar dos anos. :(