• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

ciência

Próximo às estrelas

10 março, 2021 por Celso Bessa

Ele teve o privilégio de ver o mundo de fora. Ver o espaço ali, nos confins da atmosfera. E ainda que se possa argumentar que em uma caquistocracia tal vez não seja bem assim, teve o privilégio de ser alta autoridade em seu país, no ramo a que se dedicou.

Poderiam ter deixado marca orgulhosa durante a pandemia 2020-2023, brilhar em dos momentos mais obscuros que a humanidade viveu, mas preferiu calar-se frente ao desmonte da ciência de sua nação.

Poderia ter sido gigante. Se apequenou. Esteve mais próximo de estrelas, mas se apagou.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: ciência, COVID-19, pandemia, política, sociedade, tecnologia

Vídeo: Ponha-se no seu lugar

18 dezembro, 2017 por Celso Bessa

Um videozinho para lembrar de nossa insignificância.

Arquivado em: ciência Marcados com as tags: astrofísica, astronomia, ciência, existencialismo, filosofia, universo

“O cérebro não é commodity” – Ou, futuro ultra passado do Brasil

31 agosto, 2017 por Celso Bessa

Chovendo no molhado na minha cantinela do Brasil pensar um “futuro ultra passado”, agora com um bom texto do @Carlos Orsi. Além da  frase marcante “O cérebro não é commodity”, destaco um trecho:
 
“Uma coisa que sempre me espanta no Brasil é a incapacidade dos agentes públicos — e, suponho, da população que os elege — de levar a sério qualquer possibilidade de desenvolvimento econômico que não seja baseada em algum tipo de (neo)extrativismo. É o pré-sal da esquerda, são o nióbio e o grafite da direita estulta, são a soja e o boi da direita “esperta”, é, agora, o cobre da Amazônia.
 
Num cenário em que a produção mundial de bens e serviços cada vez mais se estrutura em redes, com centros dispersos de design, montagem, produção de peças e produção de matéria-prima, só o que parece fazer brilhar os olhos dos brasileiros e entrar na visão estratégica dos governantes são exatamente as etapas de menor valor agregado, que mais agridem o meio ambiente e que mais exploram e maltratam a mão-de-obra. Será outro aspecto do tal “complexo de vira-lata”?”
 
Vai lá ler inteiro em https://carlosorsi.blogspot.com.br/2017/08/vicio-primario.html
https://carlosorsi.blogspot.com.br/2017/08/vicio-primario.html

Arquivado em: ciência Marcados com as tags: Brasil, Carlos Orsi, ciência, economia, estratégia, política, sociedade

Vídeo: Niilista Otimista

27 julho, 2017 por Celso Bessa

Optimistic Nihilism, vídeo do ótimo canal Kurzgesagt – In a Shell, no YouTube.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: ciência, filosofia, Kurzgesagt - In a Nutshell, niilismo

Vídeo: Imaginando as possíveis 10 dimensões do universo

9 janeiro, 2017 por Celso Bessa

O universo pode ter 10 dimensões, das quais só percebemos 4. Quais são e como podemos visualizar as outras 6? Este vídeo, em inglês, pode ajudar a entender.

http://www.break.com/video/ugc/imagining-the-10-dimensions-652867

Arquivado em: ciência Marcados com as tags: astronomia, ciência, física, física quântica

Buzzfeedização do Jornalismo – Revista Galileu

12 maio, 2016 por Celso Bessa

De todos os exemplos da buzzfeedização do jornalismo (buzzfeedification), o da Revista Galileu é um dos que mais me incomoda. Vejamos um exemplo que capturei agora.

Twitter da revista galileu mostra homem dormindo sobreposto à imagem de babuíno o levantando no braço.
Chefe Dorme no Trabalho e é trollado pelos funcionários. A notícia apenas tem o título, uns poucos e curtos arágrafos repetindo o que título já diz e uma galeria de fotos com montagens fotográficas que os funcionários fizeram do chefe.


Li e reli a notícia e me sinto incapaz de inferir qualquer relevância para os assuntos, e a qualidade, que se esperaria da revista. Ou ao menos o que eu esperaria de uma revista de qualidade sobre ciência, tecnologia, sociologia, etc, como a revista ainda é em muitos casos.

Se houve algum tipo de análise ou contextualização relevante além da notícia pela diversão, pura e simples, tudo bem. Mas não é o caso.

E creio que também não é uma boa estratégia para formar leitores fiéis ou “fortalecer branding”. Apenas dão uma notícia tão comum e que deve estar em outras dezenas (centenas, milhares?) de site procurando ganhar tráfego, quando poderiam (ou deveriam) lançar um olhar próprio e exclusivo, o mínimo que eu esperaria de uma revista que fomentaria a capacidade analítica e o que poderia separá-los do rebanho.

Me entristeço. Mas talvez seja apenas minha rabugisse natural piorada com o passar dos anos. :(

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: buzzfeedification, buzzfeedização, ciência, Humor, Internet, memes, Revista Galileu, sociedade, tecnologia

  • Go to page 1
  • Go to page 2
  • Go to page 3
  • Go to Next Page »

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)