[atualizado: como o serviço ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, quem quiser assistir aos filmes e séries a partir daqui vai precisar usar um proxy ou VPN.
A Amazon lançou um serviço muito tentandor chamado Amazon Prime, que além de permitir ao assinante assistir mais de 40.000 filmes e séries, permite “empréstimo” de livros no Kindle e garante frete grátis para quem está nos EUA, por apenas 79 dólares ao ano (aproximadamente R$ 170) e está oferecendo um mês grátis para teste. Uma iniciativa que esquenta o mercado de entretenimento na nuvem.
Amazon Prime e a batalha do entretenimento digital na nuvem.
O lançamento do Amazon Prime é apenas uma parte de uma estratégia bem agressiva da Amazon para angariar clientes no seu ecossistema Kindle, que além de rodar livros e filmes no próprio aparelho Kindle, tem apps para outro dispositivos como computadores da Apple ou PCs, iPad e tablets Android, iPhone e smartphones Android, televisões de marcas como Samsung e LG, e videogames Playstation, Xbox e Wii, dando ao Amazon Prime o potencial de ser um serviço de mídia mais forte que a loja iTunes no futuro.
O movimento é mais um exemplo da importância que o mercado de entretenimento digital na nuvem tem para o futuro das companhias, concorrendo diretamente com NetFlix, Apple, Google Play e outros. E que está dando dores de cabeça enormes a empresas de mídia tradicional como editoras, jornais, revistas e redes de TV, que agora precisam urgentemente repensar seu modelo de negócios e de distribuição.
Fico curioso para ver como o mercado reage. Mais curioso ainda para saber como vai ser quando estes serviços (especialmente a Amazon) entrarem em massa no Brasil, como reagirão, por exemplo, as emissoras de TV e editoras.
Enquanto isso, para quem ficou interessado, pode se cadastrar no Amazon Prime clicando aqui ou na imagem acima.