“Enquanto isso, no mundo real, temos um presidente governando precariamente com uma minoria parlamentar, acossado por uma inflação de alimentos que, semana após semana, relembra aos brasileiros que sua vida está ruim. Lula chegou à metade do mandato com queda de apoio popular e sob ameaça de dissidências no Congresso.“
blog
Dia da Internet Mais Segura – oficina ensina truques para usar a Internet de forma mais segura, privada, mais rápida
“Os apps e a publicidade na Internet te vigiam e recolhem um monte de dados sobre você, tirando muito de sua privacidade e alimentando uma indústria mundial de vigilância.”
“Nesta oficina da Tecnologia Humaniseta, você vai aprender truques e técnicas muitos fáceis para turbinar seu navegador, proteger melhor seu celular e usar a Internet de forma mais segura, privada, mais rápida, e talvez até mais barata. É no dia 13 de Fevereiro, às 19:00 no horário de Brasília.”
Se inscreva em https://tecnologiahumanista.ong.br/internet-segura-2025/
Book suggestion: Timothy Snyder’s On Tyranny: Twenty Lessons from the Twentieth Century
I have been suggesting Snyder’s On Tyranny: Twenty Lessons from the Twentieth Century for years. If you haven’t read it, I suggest you get a pocket paperback issue or get it in a Library near you
A vingança dos patriarcas (Agência Pública)
Do boletim/newsletter da Agência Pública:
“Nós temos muita raiva, diz Milly, raiva contida, porque sempre assistimos aos homens sendo favorecidos em tantas competições da vida apenas por serem homens – do irmãozinho que brinca enquanto lavamos a louça, do pai que recebe aplausos apenas porque levou os filhos ao parque, das promoções que ganham porque se parecem com os chefes que decidem as promoções, dos votos que conquistam porque reproduzem o jargão dos padrinhos, das estrelas que ganham porque vêm de famílias militares igualmente estreladas. Nos últimos anos, diz Milly, aprendemos a “organizar a nossa raiva” e ela apareceu de forma potente em movimentos como o #MeToo, #NiUnaMenos ou no #EleNão.“
“Por mais que tentem menosprezar esses movimentos – me lembro da violência contra aquelas que foram às ruas pelo #EleNão, como se fossem culpadas pela eleição de Bolsonaro –, a verdade é que essa raiva organizada teve consequências políticas. Não é mais aceitável uma mesa de debates ou um conselho administrativo, um gabinete ministerial formado só por homens. Um dos homens mais poderosos do jet-set americano, que organizava festinhas de exploração sexual para diversos poderosos, foi preso e morto. O aborto foi legalizado em dois dos países mais católicos do nosso hemisfério. Um ministro de Estado foi demitido após denúncia de que assediou sua colega. Um instituto de um famoso empresário judeu teve que fechar as portas, e seus descendentes não podem mais apregoar o seu nome com orgulho, porque ele era abusador de crianças. Um dos presidentes mais poderosos da história do Congresso brasileiro teve que voltar atrás em uma lei que nos obrigaria a parir filhos de estupradores por ter sido acusado, ele mesmo, de estuprador. Kamala Harris, uma mulher negra, concorreu à presidência americana defendendo abertamente a legalização do aborto, em vez de se acovardar diante de súplicas para que ela “moderasse” o tom. Recebeu mais de 75 milhões de votos, 48,3% do total, e mostrou que metade do eleitorado está conosco.”
Leia o texto completo em https://mailchi.mp/apublica/newsletter-xeque-na-democracia-116 e assine o boletim em https://apublica.org/
across the river
inhale and exhale, do not forget to breathe.
shake it up and look up, smile up the skies.
move towards and across the river, for life is brief.
And a better tomorrow, on the other bank lies.
The Marginalian – Literature for challenging times
The latest Marginalian’s newsletters has been focusing on sharing knowledge and wisdom for challening times (I mean, more challenging times). I recommend it.
Caso K – A História Oculta do Fundador da Casas Bahia – Podcast n’A Pública
Ao longo de quatro episódios, a série detalha como a imprensa e a justiça foram determinantes para silenciar as acusações que pesam contra Klein.
Ouça em https://apublica.org/podcast/2024/10/caso-klein-a-historia-oculta-do-fundador-das-casas-bahia/
Bolsas INFUSE para Grupo de Estudo em Detecção de Malware em Organizações da Sociedade Civil
Atenção: o prazo para candidatura foi estendido até 05/11/2024 as 23:59:59
Links rápidos:
- Edital: https://celsobessa.com.br/edital-concessao-de-bolsa-de-estudo-para-grupo-de-estudo-infuse-internews-sobre-malware-2024/
- Formulário de candidatura: https://celsobessa.com.br/candidatura-infuse-2024/
Defender direitos humanos, justiça social, meio ambiente e combater desinformação não é tarefa fácil. Ativistas e organizações que defendem estes direitos encaram riscos físicos e digitais enormes. Entre os riscos digitais ou facilitados pela tecnologia incluem assédio, ataques (hacking, malware, ataques DDOS) direcionados, além dos riscos que todos nós corremos como cibercrime e golpes em geral.
A diferença entre os recursos e capacidades entre quem faz esta defesa de direitos e uma sociedade mais justa e democrática, e seus adversários, é enorme. E enquanto empresas privadas têm capacidade de contratar equipes grandes e utilizar ferramentas caras, no terceiro setor esta capacidade é muito mais limitada, além de que especificidades do trabalho e contextos destas pessoas e organizações muitas vezes não são contempladas.
O [programa Infuse],(https://infuse.quest/en/) de Internews em parceria é um projeto voltado para capacitar profissionais de segurança digital trabalhando, ou buscando trabalhar, com organizações sociais trabalhando na defesa da democracia e direitos. Além de terem lançado um site educacional, com trilhas educativas em temas diversos como detecção de malware e segurança de sites e aplicações, estão promovendo a tradução para o português de alguns recursos educacionais ligados à detecção de malware.
Como parte deste esforço educacional, a Internews está oferecendo bolsas para um grupo de estudo experimental, coordenado e facilitado por mim, com sessões da primeira semana de Novembro, até meados de Dezembro de 2024, com sessões síncronas às terças das 19:00 às 21:00 e sextas-feiras das 19:00 às 20:00 (horário de Brasília), totalmente online, e a realização de tarefas de pesquisa e redação com tempo de realização estimado entre 8 e 10 horas, conforme descrito a seguir neste documento.
O conteúdo é baseado no progama INFUSE, e o grupo de estudo voltado para profissionais e estudantes de segurança digital, segurança da informação, defesa cibernética e áreas similares.
Como a maioria dos materiais de estudo, referências e leituras requeridas são em inglês, a/o candidata/o/e deve ter domínio da língua inglesa nas modalidades escritas e faladas em nível mínimo intermediário.
Para se candidatar, por favor, leia o Edital neste link e, caso você cumpra com os requisitos, se candidate através deste formulário até o dia 05/11/2024 às 23:59:59, no horário de Brasília.