• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Fotografia
  • Blog
    • Feed/RSS
  • Boletim/Newsletter
    • Humanist Techology Newsletter
    • Boletín Tecnología Humanista
    • Boletim Tecnologia Humanista

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

Você está em: Home / blog / fotografia / Blogs e sites brasileiros sobre fotografia – a míngua

Blogs e sites brasileiros sobre fotografia – a míngua

16 novembro, 2016 por Celso Bessa

descampado, com grama mal cuidada e pós queimada, ao longe, uma árvore e mais longe ainda, montanhas

No meio das tarefas de desenvolvimento e programação do algoritmo do buscador do www.fotografiadiaria.com.br, percebo claramente 3 características do blogs e sites brasileiros de fotografia autoral, que não sejam sites portfólios ou sites de empresas que falem mais sobre si e seus eventos:

  1. São muito escassos. Considerando o tamanho e qualidade da nossa produção fotográfica e comparando com outros países (não apenas dos EUA), era para ser bem diferente.
  2. A publicação é infrequente, com algumas excessões como o Icônica, o Entretempos (infelizmente, atrás de um paywall) e alguns outros. Até mesmo sites excelentes como o Olhavê não publica nada novo no site desde Maio.
  3. Vários apenas em replicam conteúdos ou assuntos de sites gringos, sem a) correr atrás de pautas e produção brasileiras e b) sem criar relações, investigação ou apuração próprias, apenas traduzindo ou reproduzindo a perspectiva de um outro veículo [1] c) sem se aprofundar, gerando só conteúdo rápido ou superficial.[2]

Não só por conta do meu trabalho com o Fotografia Diária, mas como consultor de SEO e Marketing Digital e adorar fotografia, considero isto como um problema muito grande.

É ruim para todos que gostam da fotografia e péssimo para todos que dependem da fotografia como fonte de renda pois, criar bons conteúdos  é uma das melhores ferramentas para gerar interesse e fomentar o consumo de algo, sem que se fique refém do algoritmo bolha do Facebook. É ruim para o Brasil, que acaba por fortalecer colonialismo e falta de protagonismo na criação de uma narrativa do mundo. É ruim para a fotografia autoral brasileira, que perder oportunidade de expandir seu alcance entre não iniciados.

Dito isto, pergunto a qualquer leitor acidental ligado à fotografia:

  1. Você mantém blog com publicação regular?
  2. Quais seus sites e blogs preferidos em fotografia autoral no Brasil?
  3. Por quê nossa produção de conteúdo digital não acompanha a quantidade e qualidade da produção fotográfica brasileira?
  4. O que eu, como fã de fotografia e desenvolvedor chefe do Fotografia Diária, posso fazer para mudar isto e não deixar a fotografia à míngua?
descampado, com grama mal cuidada e pós queimada, ao longe, uma árvore e mais longe ainda, montanhas
Fotos de Bolso – 20160508 #a, de Celso Bessa, no Flickr
  • [1] Para ser honesto, isto não acontece só em fotografia, é quase todo segmento. Mas isto é assunto para um próximo post e minha próxima palestra.
  • [2] Isto acontece com mais frequência em sites de veículos tradicionais do que blogs de profissionais e fãs da área fora da mídia tradicional, que costumam olhar com mais atenção aos assuntos da fotografia brasileira e são menos superficiais

Arquivado em: fotografia Marcados com as tags: arte, blogs, conteúdo, Fotografia Diária, marketing de conteúdo, sites, tecnologia

Sobre Celso Bessa

Prefiro construir pontes à muros. Cidadão, desenvolvedor,Media Democracy Fund fellowship alumni e fundador da WoWPerations.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)