Este post é parte da série WordPress 10 anos, composta de 10 posts que serão publicados ao longo do dia, homenageando os 10 anos de lançamento do revolucionário gerenciador de blog e de conteúdo para sites:
- 10 momentos e curiosidades (publicado)
- 10 projetos, sites e blogs usando WordPress que leio com frequência (publicado)
- 10 plugins muito úteis para WordPress (este post)
- 10 temas/templates de WordPress (publicado)
- 10 outros produtos e serviços da Automattic e WordPress Foundation (publicado)
- 10 dicas para eficiência e segurança (publicado)
- 10 projetos, sites e blogs em WordPress que participo (publicado)
- 10 motivos para usar WordPress num site ou blog pessoal
- 10 motivos para pequenas e médias empresas usarem WordPress
- 10 formas de ganhar dinheiro com WordPress
E vamos para o terceiro post comemorando os 10 anos de WordPress. Desta vez, 10 plugins muito úteis nestes meus anos usando a plataforma no meu blog pessoal, em projetos nas empresas que trabalhei e nos projetos próprios e de clientes da 2Aces.
Algumas considerações sobre plugins
A possibilidade de uso plugins é um dos grandes apelos do WordPress. São programas que se acomplam (plugam) ao programa principal e o modifica, muitas vezes aperfeiçoando ou criando novas funcionalidades. Desta forma, é possível criar soluções sob medida para as demandas específicas em cada site, blog ou projeto.
O site tem um banco de plugins gratuitos ,criados por desenvolvedores do mundo todo. Por serem gratuitos, nem sempre são atualizados com frequência ou oferecem suporte, embora os desenvolvedores, ou outros usuários, costumem ser bem eficientes e solícitos. Se tiver algum problema, deixa uma mensagem educado no fórum de suporte do plugin e é quase certeza que será respondido.
Aliás, se usar estes plugins e eles te ajudarem, considere a possibilidade de fazer doações aos desenvolvedores. Isto só estimula a comunidade a se fortalecer através da ajuda mútua. Muitos deles aceitam doações via PayPal – fácil e rápido. Ou ao menos, fale bem do plugin em seu blog e coloque um link para o site do desenvolvedor. Custa pouco!
Também existem também plugins premium e pagos, com funcionalidade específicas e suporte incluso, como os do site WPMU (clique aqui).
No meu dia a dia, a maioria dos plugins que uso é gratuita. Mas uso alguns pagos e já fiz doações a diversos desenvolvedores.
A lista de plugins
Deixei muitos plugins interessantes e bacanas na lista abaixo, inclusive alguns relacionados à segurança. Acabei optando por selecionar plugins que mais uso e enfatizar a variedade de contextos e utilidades: alguns criam funcionalidades editoriais, outros mais fáceis publicar em redes sociais, outros facilitam tarefas de manutenção, e por aí vai.
Deixei de fora plugins exclusivos sobre segurança pelas seguintes razões: i) nenhum plugin sozinho vai deixar o seu site seguro ii) confiar em um plugin pode deixar o usuário de guarda baixa iii) segurança vai muito além de plugins e vou dar alguns dicas em outro post.
Enfim, vamos à lista:
Akismet
O plugin, que já vem na instalação padrão do WordPress, é um anti-spam de comentários feito pela mesma empresa que criou o WordPress.
Depois de ativado, vai bloquear comentários suspeitos (e.g. com muitos links ou idioma diferente do blog), que ou são spammers, ou tentativa hackers instalarem malware, vírus e afins. Por padrão, bloqueia mas não apaga, colocando em uma lista que você pode conferir depois e decidir se apaga ou não.
É tão bom que deixou de ser apenas um plugin para se transformar num serviço próprio. Para usá-lo, você precisa ativá-lo e digitar um código que obtém ao fazer um cadastro em www.akismet.com
Jetpack por WordPress.com
Também criado pela Automattic, traz muitas funcionalidades e utilitários do WordPress.com para o seu blog, e usando a estrutura tecnológica do WordPress.com, não do seu provedor.
Entre as quase duas funcionalidades, destaco:
- A possibilidade de seus leitores receberem posts por e-mail
- Compartilhamento facilitado em redes sociais
- Encurtador de URLs wp.me
- Galeria de Imagens do tipo carrossel
- Formulário de Contato fácil
- Corretor ortográfico
E o legal é que você pode escolher o que ativar ou não.
Uma nota: apesar da Automattic prometer que o plugin vai turbinar o seu site sem sobrecarregar seu servidor, o meu histórico de uso do plugin mostra que nem sempre é assim. Dependendo das configurações do seu servidor, do tema e de outros plugins, alguns módulos podem tornar o site bem lento ou instável. Portanto, sugiro que ao ativar o plugin, desabilite todo os módulos e ative um, use o blog e certifique-se que está tudo ok, depois ative outro, e outro, e assim por diante.
Download: http://wordpress.org/plugins/jetpack/
Force Regenerate Thumbnails
Imagine a situação: você tem centenas de posts com imagens num tamanho X e resolve mudar o visual do site ou blog e escolhe um tema/template com imagens num formato e tamanho diferente do atual. Pergunta: como fazer para mudar todas as imagens?
Pois este plugin vai te livrar de horas fazendo estas mudanças, pois recriar as imagens por você. Você pode escolher por recriar todas as imagens da biblioteca ou selecionar imagens específicas e recriá-las em lote. Minha sugestão é que jamais recrie todas de uma vez, pois este é um processo que consome bastante recurso da máquina e pode fazer seu site sair do ar por algum tempo -prefira fazer em lotes de de 30 a 50 imagens.
Faça o download em http://wordpress.org/plugins/force-regenerate-thumbnails/
Google Analytics for WordPress
Mantido por um dos melhores desenvolvedores de plugins e especialistas em SEO para WordPress, Joost de Valk. Na verdade, ele e sua equipe na consultoria Yoast.
É um plugin que facilita a inserção e customização do código do Google Analytics, ferramenta do Google para estatísticas de sites. Entre as customizações, o rastreio automático de cliques para links externos, downloads, multi sites, etc, etc.
Mão na roda que você pode baixar em http://wordpress.org/plugins/google-analytics-for-wordpress/
WordPress SEO
Outro plugin da Yoast, facilita muitas configurações úteis para otimizar seu site para buscadores como Google, Bing, Yahoo e afins.
Não, ele não faz todo o trabalho para você, mas te ajuda a começar a fazer seu site mais útil para usuários, e, por extensão, aos robôs de busca.
Download em http://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/
Save With Keyboard
Um dos plugins mais simples e mais úteis no meu dia a dia: permite você salvar o post ou página que está editando usando o atalho CTRL + S, ao invés de precisar clicar o botão na tela.
Por quê isto é tão útil assim?
Frequentemente, ao editar um post no WordPress, você precisa rolar a tela (scroll) 2 ou 3 rolagens, e para salvar o rascunho ou atualizar o post, precisa rolar para cima e apertar o botão Salvar/Atualizar
Ou, muitas vezes, vem a tentação de apertar CTRL + S para salvar. Mas o qcomportamento padrão do navegador para este comando é salvar a página que você está na sua máquina, não salvar o post.
Nos dois casos, você perde segundos na rolagem ou com a abertura da janela de diálogo “salvar” do navegador.
Quando se edita pouco posts, isto nem incomoda muito, mas quando você passa o seu dia editando e publicando posts em sites informativos, blogs ou e-commerce de um banco de imagens, estes segundos perdidos se transformam em minutos perdidos que se transformam em horas. Horas que você pode passar fazendo outras coisas e terminar seu trabalho mais rápido para ir para piscina, namorar, beber com os amigos, estudar ou o que quiser.
Link para o download: http://wordpress.org/plugins/save-with-keyboard/
BackWPup
Simples e rápido: O banco de dados é onde todas as informações do seu blog ou site são armazenados. Portanto: cuide como se fosse o seu filho predileto e faça backup regulares.
Não sabe mexer com banco de dados? Instale este plugin que ele faz os backups para você: do banco de dados, dos plugins, dos templates, tudo. Aí você pode baixar o backup e colocar em algum lugar seguro, não deixar apenas no seu servidor.
Download em http://wordpress.org/plugins/backwpup/
WP Super Cache e W3TC
WordPress é muito bom, mas é um tanto “pesado” para a máquina. Se você publica bastante material, especialmente imagens, e começa a receber bastante tráfego no seu site ou blog, é bem provável que ele ficará mais lento, especialmente se você usa planos de hospedagens muito baratos (aliás, recomendo hospedar seu site na Dreamhost – http://bit.ly/goodhost – melhor que todos os provedores brasileiros que já usei).
Para contornar este problema de performance, é recomendável usar plugins de cache e otimização de performance. Em meus projetos, uso o WP Super Cache ou o W3TC, depende do tipo de projeto e equipe de manutenção envolvida.
O W3TC eu recomendo para quem tem uma equipe técnica ou consultoria sempre à disposição pois, apesar de ser muito mais completo, é muito mais difícil de configurar e gerenciar.
Para um blog ou site simples, e para quem não quer ter muita dor de cabeça, recomendo o WP Super Cache, que não é só ativar e relaxar, mas é muito mais simples
Download do WP Super Cache: http://wordpress.org/plugins/wp-super-cache/
Download do W3TC : http://wordpress.org/plugins/w3-total-cache/
User Role Editor
Se você vai usar o WordPress como gerenciador de conteúdo (CMS) e muitas pessoas vão criar conteúdo, este plugin é obrigatório. Ele permite você ajustar quais acões cada tipo de usuário pode fazer, além de criar novos tipos (o termo certo é papel ou “role” em inglês) de usuários.
Por exemplo, você pode ajustar e dizer que um usuário do tipo autor pode escrever um post, mas não pode publicar (o normal no WordPress é que autores possam publicar) sem ser aprovado antes por um usuário do tipo revisor.
Extremamente útil em redações ou sites corporativos e intranets.
Download em http://wordpress.org/plugins/user-role-editor/
Woocommerce
Quer montar uma loja na web? O que não falta são produtos e serviços para você criar. Mas se você quer integrar a uma plataforma de conteúdo, nada melhor que integrar ao WordPress.
Existem diversos plugins para ecommerce no WP e alguns são mais simples ou limitados com outros e a maioria é indicada para lojas simples e poucos produtos. Se você precisa de algo mais complexo, mais profissional, pode ser necessário uma plataforma mais robusta e que tenha uma arquitetura que permita a um programador/desenvolvedor customizá-la.
Minha opção de escolha é o Woocommerce, embora eu também tenha gostado do Market Press. Uso o Woocommerce tanto em projetos mais simples como a loja de artesanato e antiguidades da família como para o banco de imagens do site Fotografias Aéreas.
No caso da Loja de artesanato, o processo foi bem simples e praticamente usei com as configurações padrão após instalar. No caso do Fotografias Aéreas, a nossa equipe na 2Aces fez muitas customizações.
Ou seja, a ferramenta é flexível para atender pequenos e grandes.
E você?
Agora, quero saber sua opinião: se você já usa WordPress, quais plugins usa no seu site e recomenda! Se ainda não usa e tiver dúvidas, deixe um comentário e responderei o que estiver ao meu alcance.
E fique ligado nos próximos posts dos 10 Anos de WordPress.
Este post é parte da série WordPress 10 anos, composta de 10 posts que serão publicados ao longo do dia, homenageando os 10 anos de lançamento do revolucionário gerenciador de blog e de conteúdo para sites:
- 10 momentos e curiosidades (publicado)
- 10 projetos, sites e blogs usando WordPress que leio com frequência (publicado)
- 10 plugins muito úteis para WordPress (este post)
- 10 temas/templates de WordPress (publicado)
- 10 outros produtos e serviços da Automattic e WordPress Foundation (publicado)
- 10 dicas para eficiência e segurança (publicado)
- 10 projetos, sites e blogs em WordPress que participo (publicado)
- 10 motivos para usar WordPress num site ou blog pessoal
- 10 motivos para pequenas e médias empresas usarem WordPress
- 10 formas de ganhar dinheiro com WordPress