Detesto saudosismo, mas uma declaração do Danilo Gentilo hoje me deixou muito saudosista do humor praticado antigamente.
Segundo a Folha de São Paulo – o latifúndio de liberdade de imprensa-, Danilo Gentili disse invejar a liberdade de humoristas das antigas e que qualquer grupo minoritário hoje,se sentir como ofensa, o processa. (leia aqui)
E ainda complementa dizendo:
“Nitidamente, em dez minutos de ‘TV Pirata’ ou ‘Trapalhões’ você vê piadas que não encontra mais na TV hoje.“
De fato, Gentili, você está certo, não há mais espaço piadas como as do TV Pirata. Mas não como você pensa e nem pelo motivo que você pensa.
Me acompanhe e compare sua frase sobre King Kong e jogadores de futebol e a cena abaixo, do TV Pirata.
Sua frase:
“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de Futebol?”
Agora a esquete do TV Pirata, onde um rapaz se assume negro para a família, que não o aceita.
Realmente vemos uma piada que não vemos mais hoje – Ou, permita-me corrigir, humor que não vemos mais hoje, pois o humor não é apenas piada. Vamos comparar o seu humor, com o humor de TV Pirata
Um dos dois exemplos bate na vítima de preconceito, que é reforçado.
Outro bate em quem pratica o preconceito de cor e raça, bate no preconceito de sexualidade de forma sutil e na auto-negação, numa época pós-ditadura (de verdade) e que os negros viviam uma situação ainda pior de racismo, e termina como uma exortação à valorização do negro. E subverte o uso do Blackface, um artifício tradicionalmente usado para reforçar o humor preconceituoso e racista.
Um dos dois é genial e instigante, outro é raso e chulo. Não tem comparação.
Quer saber? Pensei em te criticar e dizer que você é muito audacioso e prepotente ao se comparar ao TV Pirata, mas agora não creio que seja isto.
Acho sim que você é vítima, um reflexo do que boa parte do público é e busca, e quem manda é a lei da oferta e procura, certo? Se é humor chulo e raso que o público busca, se é a manutenção de preconceitos que o público pede, alguém ter que dar isto a eles, não é? Se o humor hoje é limitado a piadas de escárnio, que podemos fazer? Alguém ter que suprir esta demanda certo? Você é apenas um produto ou um cúmplice – como bem disse o Alex Castro.
Só acho triste você, a exemplo de muitos, não ter idéia do poder que tem e se contentar em ser um produto meia boca. Você tem um ótimo timing e cara de pau e momentos bons como aquela piada da ambulância no trânsito que tem no documentário O Riso dos Outros, mas você se contenta em ser um produto, uma prostituta do riso, como disse no mesmo documentário, quando poderia ser produtor de algo realmente significativo e positivo.
Eu realmente gostaria de engolir minhas palavras no futuro e tecer mais elogios que críticas à esta geração de humoristas. E para ajudar, seguem abaixos alguns vídeos e links muito interessantes sobre humor, ética e inteligência.
Mas, quem se importa inteligência e ética no humor? O importante é o produto vender, e todo mundo rir, né?
Bônus 1 – Lição de Humor e Inteligência: Esquete Palestra de Comédia (Monty Python)
Uma esquete do Monty Python com uma “palestra acadêmica” sobre o humor, em inglês, com legendas.
Bônus 2 – O Riso dos Outros
Documentário ótimo discutindo os limites e características do humor.
Bônus 3 – Aprenda humor com Deja Vú (Monty Python Flying Circus)
Em inglês, um episódio onde o tema e o humor funciona em vários níveis, uma mesma piada ecoa de forma engraçada e inteligente em cada uma das esquetes e é muito bem utilizado para amarrar o programa inteiro, como um fractal, e as piadas e roteiro deste episódio ainda dialoga e ecoa em outras episódios.
Manja aquele filme A Origem (Inception) de sonhos dentro de sonhos e tal? Deja Vú é o A Origem do humor. Uma obra prima, uma obra prima… manja aquele filme A Origem (Inception) de sonhos dentro de sonhos e tal? Ahhhhh!! Manja aquele filme A Origem? Ahhhhhhh!!!!!!!!
Bônus 4 – 4 Things People Mistakenly Think Are Automatically Hilarious
4 Coisas que as pessoas estão erroneamente pensando que são automaticamente engraçadas (em inglês). Auto explicativo.
http://www.cracked.com/blog/4-things-people-mistakenly-think-are-automatically-hilarious/