• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog
  • Boletim/Newsletter
    • Humanist Techology Newsletter
    • Boletín Tecnología Humanista
    • Boletim Tecnologia Humanista
  • Feed/RSS

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

jornalismo

Os arquivos Narco (The Narco Files)

11 novembro, 2023 por Celso Bessa

Tremenda série com uma investigação transnacional,sobre o(s) império(s) do tráfico de drogas, da Colômbia à Europa e EUA, passando por Brasil e tantos outros países. Coordenada pela OCCRP (Organized Crime and Corruption Reporting Project, Projeto de Reportagem sobre Corrupção e Crime Organizado) e diversos veículos pelo mundo, incluindo a revista Piauí no Brazil, CeroSetenta e Vorágine na Colômbia, e outros.

  • The Narco Files no site OCCRP: https://www.occrp.org/en/narcofiles-the-new-criminal-order/

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Colombia, jornalismo, jornalismo investigativo, narcotráfico, OCCRP

Kit Expondo o Invisível (Tactical Tech): uma introdução à jornalismo investigativo e investigações cidadãs.

2 agosto, 2023 por Celso Bessa

Sabe aquela pulga atrás da orelha que você tem e você queria que alguém investigasse?

Coisas como:

  • Será que seu banco está vendendo seus dados?
  • Será que a prefeitura de sua cidade está utilizando corretamente o orçamento? Será que aquela empresa está desmatando ilegalmente?
  • Será que tem gente se apropriando de terras na sua cidade?
  • Será que aquele marca que talvez está utilizando ingredientes de baixa qualidade?
  • E os boatos de assédio daquele político de sua região, revelam uma verdade que se está tentando enterrar?
  • Será que funcionários da câmera estadual estão envolvidos em caso de corrupção?
  • Aquela marca de celular está utilizando ouro garimpado ilegalmente em terra indígena?
  • Ou ainda, será que aquela construtora está fazendo prédios com materiais de baixa qualidade e fora das regras do plano diretor e colocando em risco sua comunidade?

São tantas coisas que pessoas e organizações poderosas tentam esconder, que deveriam ser investigadas, e que, infelizmente, nem sempre há quem possa investigar e tornar público, que muitas vezes nos sentimos impotentes.

Que tal meter a mão na massa e investigar você mesmo?

Pois, se você tem interesse em começar a investigar você mesmo, o kit Expondo o Invisível, criado pela Tactical Tech, é um bom ponto de partida. Seja você um jornalista, um investigador ou apenas um cidadão interessado em começar a investigar por conta própria os mandos e desmandos de pessoas poderosas.

Disponível no endereço https://kit.exposingtheinvisible.org/pt/, o kit conta com diversos tutoriais, artigos sobre jornalismo investigativos e investigações cidadã. Do básico de como fazer investigações e entrevistas no campo, até técnicas de jornalismo de dados, investigações em fontes abertas (OSINT), segurança física e digital, checagem de fatos, e até uma técnica bem bacana chamada vacilação no Google (Google Dorking).

Captura de tela do site Expondo o Invisível. Sobre fundo amarelo claro, um arranjo em grade (grid) de 6 pequenas imagens abstratas com os seguintes textos abaixo de cada uma: O Kit; Você já é um investigador; Segurança primeiro!; Do que é feita uma investigação; Avaliação de evidências e fontes de informação; Fundamentos da checagem de fatos. E mais os títulos Navegando em Bibliotecas e Arquivos para Investigações; e Investigação é colaboração: como fazer funcionar
O kit conta com desde o básico de entreistas até técnicas avançadas de geolocalização.

Esta versão em português foi publicada recentemente, e conta com 80% do kit original em inglês traduzido por uma equipe que eu liderei. Os outros 20% estão com uma tradução mezzo automática, mezzo manual, que será melhorada nas próximas semanas, até estar 100% traduzido por humanos. Na maioria, os textos traduzidos automaticamente são os mais avançados dos avançados ou casos de uso não muito relevantes para o contexto brasileiro. De qualquer forma , se você encontrar alguns erros ou partes estranhas, agradeceria se me avisasse pelo email celsobessapesquisa.f55ao@simplelogin.com

E se você empolgar com o tema e quiser se preparar ainda mais depois de ler o Kit, sugiro dar uma olhada na Escola de Dados, que tem um cursos bem bacana que utiliza algumas técnicas e conteúdos do Kit: Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas – 2023 . Eles também tem alguns tutoriais utilizando materiais do kit.

Para finalizar, meu agradecimento enorme a todes que colaboraram nesta tradução. Em ordem alfabética: Eduardo Macedo, Heloisa Averbach, Thiago Antonio Vieira, e Yael Berman. Agradeço também aos outros que se voluntariaram mas que por um motivo ou outro (em geral agenda), não puderam colaborar; à todos da Tactical Tech e os autores dos artigos do kit por criar este material tão rico e acreditarem no projeto de tradução; e claro, a todes que divulgaram a chamada para voluntários e aos que possam compartilhar o kit publicado a partir de agora.

Espero que aproveite o kit. E que cada vez mais, o que os poderosos tentam guardar obscurecer seja exposto à luz do dia.

https://kit.exposingtheinvisible.org/pt/

Arquivado em: blog, jornalismo Marcados com as tags: checagem de fatos, expondo o invisível, exposing the invisible, fotografia, google dorking, investigação, investigação cidadã, investigações em fontes abertas, jornalismo, jornalismo cidadão, jornalismo de dados, OSINT, política, segurança, segurança digital, sociedade, tactical tech, vacilação no google

Que tal ajudar a adaptar o kit de investigação Expondo o Invisível, da Tactical Tech?

23 maio, 2023 por Celso Bessa

AVISO: o kit já foi traduzido e publicado no site oficial. Saiba mais em https://celsobessa.com.br/2023/08/02/kit-expondo-o-invisivel-tactical-tech-uma-introducao-a-jornalismo-investigativo-e-investigacoes-cidadas/

Estou buscando por voluntárias/os que dominem inglês em nível intermediário para ajudar na adaptação para português do material educação do kit Expondo o Invisível (Exposing the Invisible), uma série de conteúdos com objetivo de ajudar pessoas a ganharem habilidades para investigação contra corrupção, violação de direitos, etc.

Sobre fundo bege, um gride de blocos de imagens e textos apresentando diferentes seções do site Expositing The Invisible.

# Sobre o Kit Expondo o Invisível (Exposing the Invisible)

O kit foi criado por Tactical Tech, uma ONG baseada em Berlin, Alemanha, que busca entender e mitigar os impactos da tecnologia na sociedade, em colaboração com cidadãos e organizações da sociedade civil, e é composto por quase 30 lições para investigação jornalística em temas que vão do básico de checagem de fatos e entrevistas, a utilização de técnicas jornalismo de dados, passando por uso de ferramentas digitais, investigação em fontes abertas (OSINT, Open Source Intelligence), e até formas de melhor apresentar resultados de investigação.

Até agora, o KIT está disponível apenas em Inglês, Espanhol, Francês.

Sobre un fondo beige, una cuadrícula de bloques de imágenes y textos que presentan diferentes secciones del sitio web Expositing The Invisible.

Entre as investigações e campanhas que a Tactical Tech já produziu, e que ajudaram a gerar este currículo, estão muitas que são consideradas referência em temas como privacidade, direito e segurança digital, direitos humanos, como Desintoxicando dos Dados (Data Detox), A Sala de Vidro (The Glass Room), Dados e Política (Data Politics), Expondo os Golpistas de Internet (Exposing Internet Scam Operations) e muitos outros que você pode ver em  https://tacticaltech.org/projects (em inglês somente).

# Que é faz e que é necessário para ser uma voluntária/o na adaptação para português?

Os voluntários, que devem ter conhecimento de inglês em nível intermediário ao menos, auxiliarão na revisão de traduções brutas, formatação dos documentos, edição de imagens e revisão de texto final. Se tiver conhecimento em utilizar markdown, melhor ainda. Como agradecimento, os voluntários receberão um vale-presente no valor de 50 dólares americanos por cada 8 horas de voluntariado.

Você pode participar de duas formas:

  1. realizando as tarefas 1 ou 2 horas por dia entre os dias 25 de Maio e 7 de Junho, ou
  2. participando de uma sessão online de 6 horas no sábado 27 de Maio 03 de Junho de 2023.

Se você está interessada/o em se voluntariar, por favor, envie um email para celsobessapesquisa.f55ao@simplelogin.com informando seu nome, seu nível de inglês, se tem experiência com jornalismo, investigações, se utiliza ou já utilizou markdown e se prefere participar da sessão no sábado.

Se tiver dúvidas, pode enviar mensagem para o email acima, ou me procurar no Mastodon: https://mastodon.social/@celsobessa

Obrigado.

E se você não pode participar, mas acha este trabalho e este tipo de conhecimento importante, por favor, divulgue esta chamada.Obrigado.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: expondo o invisível, exposing the invisible, investigation, investigative journalism, jornalismo, jornalismo investigativo, journalism, research, tactical tech

Quando a polícia atira

18 fevereiro, 2022 por Celso Bessa

Quando a polícia atira, atira atrás dela o governador que foi eleito para comandá-la, e atrás do governador os eleitores que legitimam e chancelam o governo.

Jacqueline Muniz em entrevista à Carol Castro, no The Intercept Brasil

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Jacqueline Muniz, jornalismo, polícia, política, políticas públicas, segurança, sociedade, The Intercept, violência

2300 mortos/dia e outras tristezas relativas à pandemia na Folha de São Paulo (10/03/2021)

10 março, 2021 por Celso Bessa

Que tristeza ler a “capa” da página inicial do site da Folha de São Paulo hoje, 10 de março de 2021. (versão arquivada aqui).

  • Em 24 h, Brasil registra mais de 2.300 mortes por Covid, maior marca da pandemia
    • Pela primeira vez país supera 2.000 mortos pela doença em um só dia; inédito, salto sobre recorde anterior é de 20%, mostra consórcio de imprensa
    • Maceió e Macapá são as únicas capitais com UTIs abaixo de 80%; 16 estão próximas do colapso
    • Com apenas um leito público livre para Covid, Campinas anuncia reativação de hospital de campanha
    • Internações por coronavírus crescem 46% em SP em menos de dois meses
    • Variantes do vírus já dominam Amazonas e mais seis estados, diz Fiocruz
  • De máscara, Bolsonaro sanciona lei que viabiliza compra de vacinas de Pfizer e Janssen
    saúde
  • Em 8 dias, ministro Pazuello reduz previsão de vacinas pela quinta vez
    mundo
  • Brasil é único país em desenvolvimento contra ação na OMC para difundir vacinas
Parte superior da primeira página do site Folha de São Paulo com diversas notícias tristes. Em destaque: 
- Em 24 h, Brasil registra mais de 2.300 mortes por Covid, maior marca da pandemia
- De máscara, Bolsonaro sanciona lei que viabiliza compra de vacinas de Pfizer e Janssen
saúde

- Em 8 dias, ministro Pazuello reduz previsão de vacinas pela quinta vez
mundo
- Brasil é único país em desenvolvimento contra ação na OMC para difundir vacinas
apenas notícias tristes hoje.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Bolsonarismo, Bolsonaro, coronavirus, COVID-19, Folha de São Paulo, jornalismo, notícias, pandemia, política, saúde, sociedade

Impressões sobre imprensa, jornalismo e jornalistas na Colômbia e no Brasil

25 setembro, 2020 por Celso Bessa

  • English version below
  • Versión en español abajo

Voltarei a falar, menos superficialmente, sobre este tema, mas tenho uma percepção ambivalente do jornalismo convencional colombiano. Sem deixar de lado meus preconceitos, experiência limitada, o fato de que não sou jornalista e minha opinião é uma generalização, por um lado sinto que os meios de comunicação mainstream são — em média e generalizando — menos críticos e têm padrões inferiores aos dos brasileiros, mas por outro lado, os jornalistas e colunistas individuais — novamente, em média e generalizando — são muito mais críticos e corajosos do que seus colegas brasileiros. Muito mais.

Impresiones Prensa, periodismo y periodistas en Colombia y en Brasil

Volveré a este tema y hablaré menos superficialmente sobre él, pero tengo una percepción ambivalente del periodismo dominante colombiano. Sin dejar de lado mis prejuicios, mi experiencia limitada, el hecho de que no soy periodista y mi opinión es una generalización, por un lado siento que los medios de prensa mainstream son — en promedio y generalizando — menos críticos y tienen estándares más bajos que los medios brasileños, pero por otro lado, los periodistas y columnistas individuales — nuevamente, en promedio y generalizando — son mucho más críticos y valientes que sus contrapartes brasileñas. Mucho más.

Impressions on press, journalism and journalists in Colombia and Brazil

I will come back, less superficially, to this topic in the future, but I have an ambivalent perception of conventional Colombian journalism. Without leaving aside my biases, limited experience, the facts that I am not a journalist and my opinion is a generalization, on the one hand I feel that the Colombian mainstream press outlet are – on average and generalizing – less critical and have lower standards than Brazilians ones, but on the other hand, individual journalists and columnists – again, on average and generalizing – are much more critical and courageous than their Brazilian colleagues. A lot more.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: imprensa, jornalismo, journalism, media, medios, mídia, periodismo, prensa, press

  • Go to page 1
  • Go to page 2
  • Go to page 3
  • Go to page 4
  • Go to Next Page »

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)