“Como parte do programa Mídias Seguras, Vozes Livres!, os bolsitas da capacitação no método SAFETAG farão uma auditoria em uma organização ou coletivo de jornalismo, com mentoria do facilitador e líder técnico do programa. A escolha da organização será feita em conjunto dos alunos e da equipe Tecnologia Humanista.
As organizações de jornalismo selecionadas para a auditoria receberão um grant de EUR 2.500,00 , que serão pagos diretamente pela Internews, financiadora do programa, parte do projeto AGILE, financiado pela Comissão Européia. Esse grant tem como finalidade apoiar a implementação das recomendações geradas pela auditoria e serão acompanhadas pelo Instituto Tecnologia Humanista.”
O SAFETAG (Security Auditing Framework and Evaluation Template for Advocacy Groups) é uma metodologia internacional de auditoria de segurança digital criada para atender às necessidades específicas de organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes, coletivos de direitos humanos e grupos de advocacy.
Mais do que uma simples análise técnica, o SAFETAG combina ferramentas e práticas de segurança da informação com a compreensão do contexto político e social em que a organização atua, garantindo um diagnóstico realista e recomendações aplicáveis.”
- Se você que nomear alguma organização para ser beneficiária da auditoria, acesse o formulário em https://forms.gle/sMGrb7rNdUJUs4T9A
- E para saber sobre o programa de formação auditores, visite https://tecnologiahumanista.com.br/treinamento-safetag.html