• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Fotografia
  • Blog
    • Feed/RSS
  • Boletim/Newsletter
    • Humanist Techology Newsletter
    • Boletín Tecnología Humanista
    • Boletim Tecnologia Humanista

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

Você está em: Home / blog / arte / Whitewashing: como as artes e o entretenimento constróem uma narrativa “branca”

Whitewashing: como as artes e o entretenimento constróem uma narrativa “branca”

19 julho, 2017 por Celso Bessa

duas fotos sobreposta: uma mulher negra e um rapaz branco, e na segunda, uma mulher branca

Whitewashing (“substituir, na industria cinematográfica, personagens fictícios ou históricos, de etnia estrangeira, por atores norte-americanos ou de cor branca” como diz na Wikipedia) é, ao lado da ideia de apropriação cultural, um tema cercado de polêmica.

Independente da sua postura em relação à discussão sobre o Whitewashing, é importante entender os fenômenos sociais e acontecimentos históricos relativos ao tema e como as narrativas artísticas e do entretenimento ajudam a moldar a história e reforçar estes fenômenos sociais.

Whitewashing: dois exemplos nas artes e no entretenimento

Ontem esbarrei em dois exemplos que acho bem emblemáticos, ambos em inglês.

duas fotos sobreposta: uma mulher negra e um rapaz branco, e na segunda, uma mulher branca
Vivian Liberto, negra, versus uma Vivian Cash branca, reprodução do site Monkey wrenching
  • a transformação da primeira esposa de Johnny Cash, Vivian Liberto (ou, como era mais conhecida, Vivian Cash), de negra para branca na cinebiografia com Joaquin Phoenix, Reese Whiterspoon e Ginnifer Goodwin. Ainda pior pois toca também numa cultura machista e o fato de Vivian ser negra é extremamente relevante, justamente por que o racismo é ainda maior na cultura e época em que Vivian e Johnny eram casados
    Leia em Black is an Invisible Color no blog Monkey Wrenching.

 

  • como a brancura do mármore ajudou a apagar a importância de o etnias não-europeias da história ocidental. Embora este me pareça menos intencional que o primeiro, também serve para lembrar que é preciso um forte senso crítico ao interpretar os elementos históricos.
    Leia em Marble helped scholars whitewash ancient history na Vice americana (o vídeo segue abaixo)

Marble helped scholars whitewash ancient history

Arquivado em: arte

Sobre Celso Bessa

Prefiro construir pontes à muros. Cidadão, desenvolvedor,Media Democracy Fund fellowship alumni e fundador da WoWPerations.

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)