From a pale blue dot
As we set ourselves at the sail
goodbyes
As plasma push us forth
we dream of cosmic cliffs
that lies
at the lap of beautiful Carina.
(Celso Bessa)
Prefiro construir pontes a muros
por Celso Bessa
From a pale blue dot
As we set ourselves at the sail
goodbyes
As plasma push us forth
we dream of cosmic cliffs
that lies
at the lap of beautiful Carina.
(Celso Bessa)
por Celso Bessa
Um videozinho para lembrar de nossa insignificância.
por Celso Bessa
Um modo bem fácil de entender entropia. Em inglês.
por Celso Bessa
Confissões e testemunhos oculares são, ao contrário do que a maioria das pessoas parece imaginar, os tipos mais fracos de evidência, e os que mais levam a condenações injustas. O trabalho da ONG americana Innocence Project mostra que 70% das condenações revertidas graças a exames de DNA tiveram, como principal causa, equívocos cometidos por testemunhas. O assunto foi tema de um estudo financiado pelo governo dos Estados Unidos e que acabou resumido num artigo publicado, neste ano, no periódico PNAS. Diz o paper que “as ciências da visão e da memória indicam que erros judiciários baseados em testemunhos oculares são prováveis, a priori, dadas as condições de incerteza, viés e excesso de confiança”.
Texto integral no blog do Carlos Orsi.
https://carlosorsi.blogspot.com.br/2017/09/ciencia-das-confissoes-e-testemunhas.html
por Celso Bessa
“Uma coisa que sempre me espanta no Brasil é a incapacidade dos agentes públicos — e, suponho, da população que os elege — de levar a sério qualquer possibilidade de desenvolvimento econômico que não seja baseada em algum tipo de (neo)extrativismo. É o pré-sal da esquerda, são o nióbio e o grafite da direita estulta, são a soja e o boi da direita “esperta”, é, agora, o cobre da Amazônia.
Num cenário em que a produção mundial de bens e serviços cada vez mais se estrutura em redes, com centros dispersos de design, montagem, produção de peças e produção de matéria-prima, só o que parece fazer brilhar os olhos dos brasileiros e entrar na visão estratégica dos governantes são exatamente as etapas de menor valor agregado, que mais agridem o meio ambiente e que mais exploram e maltratam a mão-de-obra. Será outro aspecto do tal “complexo de vira-lata”?”
por Celso Bessa
Vendo a notícia de um iceberg gigante se desprendendo da Antártica (trilhõe de toneladas!) e boa parte das autoridades políticas (e seus eleitores) vivem em negação, não pude evitar de lembrar de um episódio do Futurama sobre o assunto. A explicação e a “solução” para o efeito estufa são ótimos.
A notícia:
“Bloco de gelo de 5,8 mil quilômetros quadrados se desprende do segmento Larsen C, alterando mapa do continente gelado. Cientistas dizem que não haverá impacto no nível do mar, mas alertam para riscos de longo prazo.”
fonte e íntegra da notícia: DW.
por Celso Bessa
Doutor Emmet Brown (Doc Brown para os íntimos) apaixonado demonstra, em De Volta para o Futuro 3, seu conhecimento matemático ao falar de sua amada: Uma em um bilhão. Uma em um googolplex.
por Celso Bessa
Um pouco de informação sobre o falso perigo de celulares causarem câncer. Em inglês.
http://mitchkirby.com/2015/04/22/why-cell-phones-cant-cause-cancer-but-bananas-can/