• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

videogames

What Remains of Edith Finch – Videogames como arte terapia

28 junho, 2019 por Celso Bessa

What Remains of Edith Finch é um jogo para Playstation 4 (e Xbox One e Steam) lindo e evidencia o potencial de videogames para lidar com questões profundas, como ferramenta terapêutica e como veículo para empatia e amadurecimento. E de quebra aponta caminhos interessantes para narrativas artísticas, borrando fronteiras entre cinema, literatura e jogo.

Seu personagem no jogo visita a bizarra, onírica e deserta casa da família, e reconstitui a trágica e curiosa história de seus antepassado, onde o que é

Trailer – What Remains of Edith Finch para Playstation 4

Não sou psicólogo, psicoterapeuta e nada, mas acho que este tipo de jogo pode ser ótimo para terapias e análises. No caso de What Remains of Edit Finch me fez pensar muito sobre luto, saudade e família, entre outros assuntos. Tem um nível que acho lida com distúrbio mental que é fascinante, trágico, mas belíssimo.

Galeria de Imagens – What Remains of Edith Finch

Lindo. Chorei para caramba em vários momentos.

  • Site Oficial
  • Na Playstation Store
  • Na Steam
  • Wikipedia

Arquivado em: arte Marcados com as tags: arte, filosofia, jogos, luto, narrativa, Playstation, PS4, psicologia, Storytelling, videogames, What Remains of Edith Finch

Filosofia e sociologia em Deus Ex – 1

29 dezembro, 2015 por Celso Bessa

O primeiro Deus Ex é um dos meus jogos preferidos. Um dos motivos é o cuidado com a trama e diálogos, que levantam diversas questões teológicas, sociológicas e filosóficas importantes.

Nas imagens abaixo você pode ver trechos de uma diálogo um tanto perturbador e existencial do protagonista com uma entidade/inteligência artificial sobre a natureza humana, a constituição da sociedade, privacidade, segurança, tecnologia e política.

Galeria de imagens Filosofia e sociologia em Deus Ex – 1

Rosto etéreo
Vocês em breve terão seu Deus, e vocês os farão com suas próprias mãos.

Rosto etéreo
Deus foi o sonho de um bom governo.

Um rosto etéreo sobre uma máquina
O ser humano criou a civilização não por boa vontade, mas pela necessidade de ser assimilado em ordens superiores de estrutura e significado.

Homem de casaco e óculos escuro conversa com um rosto etéreo
O indivíduo deseja julgamento. Sem julgamento, a coesão de grupos é impossível, e assim é a civilização.


Gostou? Aproveite que   os dois primeiros jogos da série Deus Ex estão em oferta na Amazon.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: Deus Ex, existencialismo, ficção científica, filosofia, games, jogos, privacidade, segurança, sociedade, sociologia, tecnologia, teologia, videogames

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)