A Amazon não é nada boba e anda investindo forte para tornar o Amazon Prime, um dos mais fortes canais para assistir séries e filmes.
[atualização: também tem as duas temporadas de Star Wars Rebels e as 6 temporadas de Star Wars – The Clone Wars]
Para quem não conhece, Amazon Prime é a superassinatura da Amazon que além frete grátis e condições especiais nas compras de produtos físicos, dá acesso a toda a biblioteca de ebooks do Kindle, mais um enorme catálogo de filmes e livros no formato digital, entre produções originais e de terceiros, muitas vezes antes do lançamento oficial em Blu-ray ou nas TVs à Cabo. E a empresa anda fechando bastante acordos para ser a plataforma digital de diversos canais de TV tradicionais.
Os dois exemplos mais recentes são Showtime, que tem em sua programação, por exemplo, Homeland e Penny Dreadful, e Starz, que tem, entre outros, a série Ash VS The Evil Dead, que traz para a TV o universo da série de filmes de terror+comédia Uma Noite Alucinante/A Morte do Demínio (The Evil Dead) de Sam Raimi. Quem tem o Amazon Prime pode comprar a programação dos dois canais como pagando um adicional de 3 dólares.
Fico imaginando como será quando a Amazon colocar os dois pés no Brasil (hoje só vendem livro no site brasileiro). Tem um potencial que tem para quebrar a hegemonia global — por exemplo, se resolver ser a plataforma digital de outros canais de TV — e de alavancar produtoras independentes, mas também um potencial muito grande para fortalecer monopólios, ou criar um novo monópolio.
O que acontecerá, não dá para arriscar um palpite seguro. Mas de um jeito ou de outro, pelo por enquanto, quem ganha é o espectador.
Para quem ficou interessado, o Amazon Prime pode ser testado por um mês grátis. Lembrando que, como o serviço ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, quem quiser assistir aos filmes e séries a partir daqui vai precisar usar um proxy ou VPN e assinar a Amazon Prime no site gringo, que você pode acessar clicando aqui.