Quando a polícia atira, atira atrás dela o governador que foi eleito para comandá-la, e atrás do governador os eleitores que legitimam e chancelam o governo.
Jacqueline Muniz em entrevista à Carol Castro, no The Intercept Brasil
The Intercept
Cortex: sistema de vigilância massivo e abusivo do governo federal
Que aterrorizante este Cortex, o sistema de vigilância massivo e abusivo do governo federal. Mais uma ferramenta de vigilância estatal à disposição de um governo perigoso e autoritário, mas cujas sementes estão lá no governo supostamente democrático do PT. Que falta para uma galera acordar que está vivendo num estado ditatorial e anti-democrático?
“Em tese, é uma ferramenta poderosa de combate ao crime. Na prática, o sistema pode ser usado para monitoramento e vigilância de cidadãos, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças políticas e manifestantes, em uma escala sem precedentes.
O Ministério da Justiça, oficialmente, nega que o sistema seja integrado à base de dados do Ministério da Economia. Mas não é o que mostra um vídeo enviado ao Intercept por uma fonte anônima. ”
embrião do que viria a se tornar o Córtex surgiu ainda no governo Dilma Rousseff, com a criação do Sinesp, Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas. A iniciativa pretendia unir em um único sistema informações de bancos de dados estaduais como boletins de ocorrência, veículos com alerta de furto e roubo, presos e foragidos.
Pouco antes a Copa do Mundo de 2014, o governo federal lançou o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, que reunia representantes e informações das secretarias de segurança pública das cidades-sede do evento e imagens em tempo real de câmeras viárias e de segurança espalhadas por estas cidades. A principal preocupação do governo era a eventual ação de grupos terroristas, crime organizado e manifestações que colocassem em risco o evento como as que aconteceram no ano anterior.
Fonte: https://theintercept.com/2020/09/21/governo-vigilancia-cortex/