“It had been easier not to know what was hidden below the visible, beneath the bright surface of the cage”
Pós-verdade
Diário dos Mortos (Diary of the Dead, George A. Romero, 2008) e pós-verdade
Diário dos Mortos (Diary of the Dead) é o quinto filme na Hexalogia dos Mortos de George A. Romero, o pai do gênero. Sempre gostei do tom pessoal dele e cada vez que revejo, torna-se cada vez mais relevante.
Todos os filmes de zumbi do Romero são carregados de sátira e comentários sociais, e Diário dos Mortos se mostra um comentário sobre a realidade intermediada por telas, bem como a pós-verdade, que talvez ainda não tivesse este nome quando o filme foi lançado.
“Se não está na gravado na câmera, é como se não tivesse acontecido. Certo?“
Trailer – Diário dos Mortos (Diary of the Dead)
Se você ainda não viu, sugiro que assista. Se já viu, vale a pena rever com outros olhos. Tem na Amazon americana, incluindo Streaming (clique aqui).
Edu Martins e o Zeitgeist
A história do falso fotógrafo Edu Martins fica cada vez mais incrível. Alguns o consideram mitômano, outros o consideram um criminoso (falsidade ideológica, violação de direitos autorais e mais uma lista enorme de crimes pode ser atribuída a ele por todo o mundo), um crápula.
Seja quem for o responsável por um dos maiores trotes do mundos, conseguiu colocar a imprensa ainda mais na berlinda e capturar com maestria o Zeitgeist neste caldo de pós-verdade, fan fic, mitomania, realidade e narrativa consensual.
[atualizado 06/09/2017 22h38 com link para o texto de Ignacio Aronovich na Revista Zum, que tem notas das agências de imagens enganadas e o link para matéria da VICE — um dos veículos enganados — sobre o caso ]
Tá perdida/o? Leia estes 3 posts que resumem bem a treta
- Edu Martins morreu
- Como ruiu a história do falso fotógrafo da ONU que enganou jornalistas, mulheres e 120 mil seguidores no Instagram
- O surfista inglês que estampava perfil de falso fotógrafo ‘galã’ de guerra
- A crise do fotojornalismo e o caso do falso fotógrafo de guerra Eduardo Martins
- O fotógrafo que não existia
Os dois primeiros links e o 4.o foram encontrados via @Fotografia Diária), o terceiro via Sérgio Buchabick no Facebook e o 5 no post da Revista Zum.
A arte de manipular multidões – Técnicas para mentir e controlar as opiniões
A arte de manipular multidões: Técnicas para mentir e controlar as opiniões se aperfeiçoaram na era da pós-verdade: nada mais eficaz do que uma mentira baseada em verdades ou sutilmente envolta nelas.
Coluna de Álex Grijelmo no El País.
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/22/opinion/1503395946_889112.html