Já comentei sobre o livro As Leis da Simplicidade (Laws of Simplicity), de John Maeda, antes, no post Design, Xintoísmo e a Alma das Coisas. Agora que estou numa fase com alguns projetos próprios da 2ACES e de clientes em andamento ou finalização, venho relendo o livro e recomendo enfaticamente não apenas para quem trabalha com design, mas para quem trabalha projetando produtos (objetos, sites, etc) para outras pessoas: gerentes de projeto, gerentes de marketing, arquitetos, planejadores de campanhas publicitárias e de mídia social, programadores, engenheiros de software, etc.
Compilei abaixo as 10 leis e 3 soluções que Maeda apresenta no livro, mas sugiro que compre mesmo o livro, pois a argumentação e os exemplos dados para cada lei são muitos enriquecedores. E além disto, por ser bem escrito,curto e profundamente simples, você vai querer ler em diversas situações e lugares.
Tem disponível na Amazon, em inglês e em português na Livraria Cultura.
As 10 Leis da Simplicidade
- Reduzir – A Maneira mais simples de alcançar a simplicidade é pr meio de uma redução conscienciosa.
- Organizar – A Organização faz com que um sistema de muitos pareça poucos
- Tempo – Economia de tempo transmite simplicidade
- Aprender – O conhecimento torna tudo mais simples.
- Diferenças – Simplicidade e complexidade necessitam uma da outra
- Contexto – O que reside na periferia da simplicidade é definitivamente não-periférico
- Emoção – Mais emoções é melhor que menos.
- Confiança – Na simplicidade nós confiamos.
- Fracasso – Algumas coisas nunca podem ser simples
- A Única – A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo
As 3 Soluções
- Distanciamento – Mais parece menos simplesmente afastando-se para bem longe
- Abertura – Abertura significa simplicidade
- Energia – Use menos, ganhe mais