Lawrence Lessig, um dos grandes nomes ligados ao Creative Commons quer ser presidente do Estados Unidos da América com um propósito único e claro: mudar o sistema de financiamento político nos EUA, o qual ele acredita é uma das grandes razões para corrupção e injustiças por lá. Segundo Lessig, seu plano é se eleger, efetuar a mudança, e então renunciar. E une discurso à ação ao lançar campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para sua eleição: se ele levantar 1 milhão de dólares até 7 de setembro, ele se candidata à presidência.
Para Lessig a forma de financiamento de campanhas é um dos pontos mais importantes da política e questão chave para melhorar a sociedade, pois as atuais regras americanas (com as quais as brasileiras guardam grades semelhanças) exigem que os candidatos arrecadem muito dinheiro de poucas pessoas/empresas, e acabam ficando de rabo preso com seus financiadores, corrompendo os valores democráticos republicanos.
Saiba mais sobre o assunto na fonte, em inglês, e aproveite para ver este vídeo da palestra “Nós, o Povo, e a República que precisamos retomar” (We the People, and the Republic we must reclaim, no original), que Lessig apresentou no TED alguns anos atrás, onde ele explora sua tese.