Um mapa com uma seleção de 12 festivais de fotografia para quem gosta de fotografar e viajar. Clique na imagem para acessar.

Prefiro construir pontes a muros
por Celso Bessa
por Celso Bessa
por Celso Bessa
“Você já ouviu falar em normose?É a doença de ser normal. É quando percebemos que o esforço para se adequar ao que a sociedade espera da gente está nos levando ao esgotamento das nossas forças físicas e à frustração mental. É quando concluímos que o normal virou patológico.”
Marcus Laranjeira em ótima entrevista à Giselle Moreira Porto para o Jornal da Fotografia.
5-6 anos atrás eu decidi largar a vida corporativa e empreender. Apanhei e ainda apanho bastante, é duro, mas foi das melhores decisões da minha vida. Se não tivesse feito isto,por exemplo, não teria o prazer de ser editor Jornal da Fotografia, trabalhando e tendo contato com tanta gente bacana que faz tanta coisa batuta.
Meu incômodo com a vida corporativa e com muita coisa que eu tinha passado nas 2 dezenas de trabalho da minha vida foi tão marcante que meu processo de contratação é muito mais lento do que deveria (e cansativo para mim) por causa de minha ânsia em evitar que quem vier a trabalhar na 2Aces sinta o mesmo que eu senti nestes lugares.
No fim, se resume a duas lições:
por Celso Bessa
O Dia Mundial da Fotografia chegou! E, com ele, uma série de programações para acompanhar no Brasil e no exterior. Pensando nisso, a equipe Jornal da Fotografia fez uma seleção que vai de descontos em publicações do Instituto Moreira Salles a feiras, bate-papos, exposições e dicas de leitura. Vamos dar uma olhada?
Confira uma lista de dicas de eventos e ações em https://www.jornaldafotografia.com.br/noticias/dia-mundial-da-fotografia/
por Celso Bessa
Na foto acima, vemos a bota do milico trocando passe com os pés descalços? A política batendo bola com o futebol? É uma lembrança de nosso passado, ou um vislumbre do futuro?
É serendipidade, acaso ou apenas Rorscharch nestas duas fotos aparecerendo lado a lado no Jornal da Fotografia hoje? De qualquer forma, fica evidente o quão importante é a fotografia como registro da história, mesmo que seja uma ilusão ou uma tentativa vã de capturar o espírito do tempo.
E que tempos…
“Todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção.”
(Pra frente Brasil, ufanismo em música de Miguel Gustavo, 1970)
“Brasil. Ame-o ou deixe-o.”
(Slogan nacionalista criado durante o governo Medici, que durou de 1969-1974)