Sabe aquela pulga atrás da orelha que você tem e você queria que alguém investigasse?
Coisas como:
- Será que seu banco está vendendo seus dados?
- Será que a prefeitura de sua cidade está utilizando corretamente o orçamento? Será que aquela empresa está desmatando ilegalmente?
- Será que tem gente se apropriando de terras na sua cidade?
- Será que aquele marca que talvez está utilizando ingredientes de baixa qualidade?
- E os boatos de assédio daquele político de sua região, revelam uma verdade que se está tentando enterrar?
- Será que funcionários da câmera estadual estão envolvidos em caso de corrupção?
- Aquela marca de celular está utilizando ouro garimpado ilegalmente em terra indígena?
- Ou ainda, será que aquela construtora está fazendo prédios com materiais de baixa qualidade e fora das regras do plano diretor e colocando em risco sua comunidade?
São tantas coisas que pessoas e organizações poderosas tentam esconder, que deveriam ser investigadas, e que, infelizmente, nem sempre há quem possa investigar e tornar público, que muitas vezes nos sentimos impotentes.
Que tal meter a mão na massa e investigar você mesmo?
Pois, se você tem interesse em começar a investigar você mesmo, o kit Expondo o Invisível, criado pela Tactical Tech, é um bom ponto de partida. Seja você um jornalista, um investigador ou apenas um cidadão interessado em começar a investigar por conta própria os mandos e desmandos de pessoas poderosas.
Disponível no endereço https://kit.exposingtheinvisible.org/pt/, o kit conta com diversos tutoriais, artigos sobre jornalismo investigativos e investigações cidadã. Do básico de como fazer investigações e entrevistas no campo, até técnicas de jornalismo de dados, investigações em fontes abertas (OSINT), segurança física e digital, checagem de fatos, e até uma técnica bem bacana chamada vacilação no Google (Google Dorking).
Esta versão em português foi publicada recentemente, e conta com 80% do kit original em inglês traduzido por uma equipe que eu liderei. Os outros 20% estão com uma tradução mezzo automática, mezzo manual, que será melhorada nas próximas semanas, até estar 100% traduzido por humanos. Na maioria, os textos traduzidos automaticamente são os mais avançados dos avançados ou casos de uso não muito relevantes para o contexto brasileiro. De qualquer forma , se você encontrar alguns erros ou partes estranhas, agradeceria se me avisasse pelo email celsobessapesquisa.f55ao@simplelogin.com
E se você empolgar com o tema e quiser se preparar ainda mais depois de ler o Kit, sugiro dar uma olhada na Escola de Dados, que tem um cursos bem bacana que utiliza algumas técnicas e conteúdos do Kit: Investigações Digitais: OSINT para jornalistas e ativistas – 2023 . Eles também tem alguns tutoriais utilizando materiais do kit.
Para finalizar, meu agradecimento enorme a todes que colaboraram nesta tradução. Em ordem alfabética: Eduardo Macedo, Heloisa Averbach, Thiago Antonio Vieira, e Yael Berman. Agradeço também aos outros que se voluntariaram mas que por um motivo ou outro (em geral agenda), não puderam colaborar; à todos da Tactical Tech e os autores dos artigos do kit por criar este material tão rico e acreditarem no projeto de tradução; e claro, a todes que divulgaram a chamada para voluntários e aos que possam compartilhar o kit publicado a partir de agora.
Espero que aproveite o kit. E que cada vez mais, o que os poderosos tentam guardar obscurecer seja exposto à luz do dia.