Esta tirinha abaixo, que vi no Facebook e foi feita pela Tailor, registra um comportamento muito mais comum do que eu gostaria: o elitismo cultural e a ditadura “bom” gosto, uma das muitas ditaduras cotidianas que vivemos.
Este comportamento é aquele de todo mundo que se acha antenado, moderno, bem informado, culto, dono do melhor gosto entre a humanidade e curador do que é melhor no mundo. Um comportamento espalhado por todas as camadas e redes sociais, o que demonstra nossa incapacidade crônica de aceitar a diversidade e o diverso e prova o quanto de #Recalque #Hipocrisia e #Incoerência permeia nossa vida.
Os primeiros tijolos de meu muro de #Recalque #Hipocrisia e #Incoerência caíram anos atrás, quando, ouvindo Enemy of the Enemy, do Asian Dub Foundation, percebi que era um funk pancadão, embora com letra politizada. “Poxa, é um funk. Eu digo que não gosto de funk e está aí a prova de que posso gostar. Vou separar o que é música do que é letra.”
Vídeo 1 – Enemy of The Enemy, de Asian Dub Foundation
Anos depois, ouvindo Closer, do Nine Inch Nails pela enésima vez, me dei conta do quanto a letra é mais explícita (embora, vá lá, mais elaborada e trabalhada) quanto qualquer funk. Tive que derrubar mais alguns últimos tijolos do muro.
Video 2 – Closer, de Nine Inch Nails
Os últimos tijolos foram derrubados quando ouvi uma versão de Rap das Armas, aquela música do Tropa de Elite, tocada em piano e acordeão emulando uma obra de Mozart, uma música romântica, tango e polka entre outros estilos.
Vídeo 3 – Rap das Armas no Piano e Acordeon
Por favor, né, pessoas? Menos recalque, menos hipocrisia e menos incoerência para derrubar este muro de elitismo.
Ou melhor, por quê ficar policiando tanto a vida alheia?
Viva e deixe viver!
Atualização: como sempre, South Park tem um episódio ótimo sobre este comportamento, Smug Alert. Na íntegra, em inglês, em http://www.southparkstudios.com/full-episodes/s10e02-smug-alert