Vocês que defendem a privatização a torto e a direita, como solução em qualquer problema — os famosos privatizadores maníacos — já pegaram ônibus intermunicipal para cidades fora dos grandes centros? Por exemplo, São Paulo – Tiradentes?
Não, não acho privatização um mal em si e não acho que, no meu exemplo, o serviço seria melhor se fosse estatal. Mas quantos serviços e produtos privados vocês usam que são uma bosta? E sejam bem sinceros e questionem em quantos destes serviços e produtos você consegue realmente ter alguma influência como consumidor.
Quantos têm concorrência de fato, regulação de fato, qualidade de fato?
Está na hora de acordarem e caírem na real que privatização não é panacéia e a iniciativa privada não é tão mais eficiente ou boazinha que a pública em grande parte dos casos. Não digo maioria nem minoria, mas grande o suficiente para não ser excessão que comprova a regra.
Contra ou favor de privatização, não pensem de forma binária. Parem de repetir mantras muitas vezes criados em contextos históricos, sociais, econômicos, culturais e geográficos BEM diferentes. Parem de repetir como papagaios digitais que o Estado é uma merda.
É razoável dizer que o Estado e administração pública aqui no Brasil são uma merda? Ao menos na maior parte do tempo, sim. Mas é a implementação brasileira que é ruim, não o conceito Estado ou administração pública em si.
A deficiência de nosso Estado é reflexo de deficiência do Brasil em outras instituições e esferas. O país ter um Estado ruim e administração ineficiente, assim como ser um dos campeões de corrupção (inclusive privada!), reflete o país ser uma merda em outros aspectos. É um efeito, não uma causa.
Então, deixem de dogmatismo e racionalizações míopes. Não sejam idiotas.
PS: sim, tenho críticas ao outro lado (os estatizadores compulsivos), mas isto fica para outra ocasião.