Esta é uma dica para desenvolvedores web: como fazer comentários de múltiplas linhas no Apache, o servidor HTTP mais utilizado em sites. É um tanto quanto um hack para situações bem limitadas, já que o Apache não tem comentários multilinhas por padrão.
O Apache utiliza um sistema de arquivos de texto que permite a configuração de um servidor, um site específico dentro deste servidor ou mesmo apenas um diretório. Um deles é o .htaccess, extremamente poderoso.
Infelizmente, o servidor Apache não oferece uma funcionalidade real de comentários em múltiplas linhas. Você precisa comentar linha por linha usando o símbolo #
(i.e hash, jogo da velha, número, o que seja). O que pode ser bem maçante e tomar um tempão.
Por exemplo, este é um comentário do .htaccess parte do HTML 5 Boilerplate.
# Serve resources with the proper media types (f.k.a. MIME types). # # https://www.iana.org/assignments/media-types/media-types.xhtml # https://httpd.apache.org/docs/current/mod/mod_mime.html#addtype |
A boa notícia é que é possível simular comentários de múltiplas linhas em situações limitadas. Não vai permitir escrever longos trechos de texto, mas vai permitir desabilitar uma série de diretivas temporariamente, por exemplo.
Apresentando a técnica Faux Comentários Multilinhas
Para simular um comentário multinha, é possível usar a diretiva condicional FilesMatch para encapsular o conteúdo a ser comentado. Basta usar FilesMatch, que verifica se um determinado está sendo usado, usando um nome de arquivo bem improvável de ser usado (e.g. index-sbrubles123land9897BrazilQueerMuseum.php)
O código seria algo assim:
<FilesMatch "index-sbrubles123land9897BrazilQueerMuseum\.(php?)$"> #conteúdo a ser comentado fica aqui dentro </FilesMatch> |
Repetindo, é uma técnica limitada e Não vai permitir escrever longos trechos de texto, mas pode ser bem útil durante o desenvolvimento, desabilitando uma série de diretivas temporariamente sem ter que apagá-las ou comentar cada linha conforme o ambiente que estiver (desenvolvimento, staging, etc)
Importante notar que não recomendo usar a técnica “Faux Comentários Multilinhas” em ambiente de produção. Quando mais simples e leves os arquivos .htaccess, melhor: o Apache gasta menos tempo lendo e diminui a chance de erros.