• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Home
  • Sobre/About
  • Projetos
  • Blog

Celso Bessa (sɛwsʊ bɛ:sa)

Prefiro construir pontes a muros

democracia

Juiz William Douglas (Suprema Corte dos EUA) sobre privacidade

13 fevereiro, 2021 por Celso Bessa

“O indivíduo deve ter a liberdade de escolher por si mesmo o tempo e as circunstâncias em que compartilhará seus segredos com os outros e decidir a extensão dessa partilha”.

(Juiz William Douglas apud Shoshana Zuboff)

Lido no artigo de opinião de Shoshana Zuboff no The New York Times.

Arquivado em: blog Marcados com as tags: capitalismo de vigilância, democracia, Juiz William Douglas, privacidade, Shoshana Zuboff, sociedade

“O povo que se lixe. O povo saiu da equação.”

21 agosto, 2017 por Celso Bessa

A presidência do Brasil hoje está nas mãos de um homem que não tem nada a perder desagradando seus eleitores, porque sequer tem eleitores. E sabe que dificilmente recuperará qualquer capital eleitoral. Sua salvação está em outro lugar. Sua salvação está nas mãos daqueles que agrada distribuindo os recursos públicos que faltam para o que é essencial e tomando decisões que ferem profundamente o Brasil e afetarão a vida dos brasileiros por décadas.

Temer goza da liberdade desesperada – e perigosa – dos que já têm pouco a perder. O que ele tem a perder depende, neste momento, do Congresso e não da população. Assim como depende das forças econômicas promotoras do impeachment continuarem achando que ele ainda pode fazer o serviço sujo de implantar rapidamente um projeto não eleito, um projeto que provavelmente nunca seria eleito, tarefa que ele tem desempenhado com aplicação. Então, o povo que se lixe. O povo saiu da equação.

Democracia sem povo, mais uma coluna foda da Eliane Brum no El País.

Clique na imagem para ler o artigo de Eliane Brum no jornal El País

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: democracia, El País, Eliane Brum, Michel Temer, política

Fantástico e assustador: a guerra digital entre Rússia e EUA e as eleições americanas

17 julho, 2017 por Celso Bessa

Artigo interessantíssimo da TIME sobre como a Rússia usa as redes sociais e outras mídias digitais para influenciar a opinião pública americana. Em inglês:

http://time.com/4783932/inside-russia-social-media-war-america/

Arquivado em: blog Marcados com as tags: bots, cyberwarfare, democracia, Eleições, eleições americanas, EUA, facebook, mídias sociais, redes sociais, Rússia, TIME Magazine, twitter

Lawrence Lessig quer ser presidente com financiamento coletivo (crowdfunding)

18 agosto, 2015 por Celso Bessa

Lawrence Lessig, um dos grandes nomes ligados ao Creative Commons​ quer ser presidente do Estados Unidos da América com um propósito único e claro: mudar o sistema de financiamento político nos EUA, o qual ele acredita é uma das grandes razões para corrupção e injustiças por lá. Segundo Lessig, seu plano é se eleger, efetuar a mudança, e então renunciar. E une discurso à ação ao lançar campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para sua eleição: se ele levantar 1 milhão de dólares até 7 de setembro, ele se candidata à presidência.

Para Lessig a forma de financiamento de campanhas é um dos pontos mais importantes da política e questão chave para melhorar a sociedade, pois as atuais regras americanas (com as quais as brasileiras guardam grades semelhanças) exigem que os candidatos arrecadem muito dinheiro de poucas pessoas/empresas, e acabam ficando de rabo preso com seus financiadores, corrompendo os valores democráticos republicanos.

Saiba mais sobre o assunto na fonte, em inglês, e aproveite para ver este vídeo da palestra “Nós, o Povo, e a República que precisamos retomar” (We the People, and the Republic we must reclaim, no original), que Lessig apresentou no TED alguns anos atrás, onde ele explora sua tese.

Arquivado em: sociedade Marcados com as tags: Creative Commons, democracia, EUA, financiamento de campanhas, Lawrence Lessig, liberdade, palestras, política, república, TED, TED Talks, vídeos

Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (exceto fotografias com produto de terceiros ou pessoas)
Otimizado pela WoWPerations e hospedado na Digital Ocean
(Assinando Digital Ocean através deste link do programa indicação, você ganha crédito de 100 dólares para serem utilizados em até 60 dias, e eu ganho uma pequena comissão)