Um bom ponto de partida, em inglês, para a discussão sobre o WordPress ser ou não bom para ecommerce.
Concordo com ele em quase tudo, só acrescentaria que os pontos contra o WordPress são mitigados com relativa facilidade e com potencial para trazer grandes resultados. Uso WordPress para eCommerce de diversos projetos próprios de clientes, incluindo 1 galeria de fotografia contemporânea, 1 banco de imagens aéreas e o diretório de ofertas e oportunidades de uma plataforma de conteúdo.
https://poststatus.com/wordpress-right-ecommerce/
Dentre as vantagens, destaco uma, em tradução livre:
“A grande diferença para mim entre soluções prontas e hospedar e cuidar do seu próprio WordPress não usabilidade ou escalabilidade [nota: basicamente, capacidade de aumento de número de produtos e usuários], é “tipo de produto”. As plataformas de eCommerce prontas podem vender camisetas? Sim. Até mesmo EDD pode, e é feita para vender produtos digitais.
Entretanto, vender produtos complexos se torna infinitamente mais difícil em plataformas prontas, e você é restringido pelo o que a API oferece para modificações de produtos, e geralmente não é muito. Por exemplo, se você já tentou adicionar preços para customizações no Shopify [plataforma pronta], você sabe que é necessário alguma bruxaria e possivelmente algum chiclete usado para colar tudo.
Os plugins do WordPress tornam isto mais fácil, por quê a plataforma inteira é aberta, não apenas a API. A maioria dos plugins de eCommerce tem ações e filtros o suficiente para mudar produtos, páginas de produtos, formulários de checkout e a maior parte do seu site.”
Original em inglês:
“The biggest difference for me between hosted solutions and self-hosted actually isn’t usability or scalability – it’s product type. Can almost every eCommerce platform sell tee shirts? Yes. Even EDD can do that, and it’s made for digital products.
However, selling complex products becomes infinitely more difficult on hosted platforms, as you’re restricted to what the API offers for product changes, which isn’t always a lot. For example, if you’ve ever tried to add pricing changes for customization options in Shopify, you know that it literally takes some wizardry, black magic, and possibly bubble gum used as tape to do so.
WordPress plugins make this far easier, because the entire platform is open, not just an API. Most eCommerce plugins have more than enough actions or filters to change products, product pages, checkout forms, or any other part of your site.”