Privacidade e segurança de dados são preocupações globais. As soluções para estas questões deveriam considerar contextos globais e locais. Mas a maioria das ferramentas são projetadas principalmente para o mercado de língua inglesa dos EUA, e em segundo lugar, Europa. Raramente, o contexto, as comunidades e as necessidades da Maioria/Sul Global é levanda em conta na criação de funcionalidades, interfaces, documentação e, principalmente, valores e modelos precificaçã de ferramentas como VPN, chaves de segurança, gerenciadores de senha, servidores seguros, ferramentas de criptogafia, etc. Dificultando o acesso e uso por ativistas, jornalistas, organizações de sociedade civil, líderes sociais e aqueles no público em geral que se preocupam privacidade e segurança.
Este tema é presente o tempo todo meu trabalho com segurança holística e cibersegurança junto a este público, e ando cada vez mais interessado em me debruçar sobre ele. Por essa razão, fui um dos proponentes da sessão Os custos da proteção: o panorama global das ferramentas de privacidade e segurança de dados para o próximo encontro da comunidade de direitos digitais em Portugal, um evento meio herdeiro do finado Internet Freedom Festival.
Os custos da proteção: o panorama global das ferramentas de privacidade e segurança de dados”
Na falta de políticas nacionais eficazes de privacidade de dados, usuários da internet que desejam proteger sua privacidade e segurança digital geralmente precisam instalar e usar VPNs, bloqueadores de anúncios, gerenciadores de senhas, clientes de e-mail ou serviços como DeleteMe para proteger suas PII.
Essas soluções são frequentemente recomendadas por especialistas em segurança da informação e cibesegurança, mas para cidadãos [em países da ] maioria global, o uso dessas ferramentas é frequentemente dificultado por fatores sociais, políticos e econômicos, incluindo preço, taxas de câmbio, requisitos para ter cartão de crédito, peculiaridades dos sistemas bancários locais ou o fato de que interfaces, documentação e os próprios aplicativos são projetados para o mercado de língua inglesa.
– Junte-se a nós para uma jam session para:
identificar as melhores e mais úteis ferramentas disponíveis (comerciais ou de código aberto) em sua região/seu idioma/seu contexto cultural para atender às necessidades regionais de segurança digital / privacidade;
– falar sobre como as ferramentas ou estratégias existentes podem ser modificadas/expandidas para torná-las disponíveis para usuários em mais partes do mundo
Se por acaso você for participar do evento, considere-se convidada/o/e. Se não, mas tiver um caso ou anedota sobre como você já deixou de usar uma ferramenta, ou foi hackeada/o/e ou sofreu alguma ataque, trauma, assédio digital por não ter tido acesso a uma ferramenta digital, me mande uma mensagem no Mastodon.